Caged aponta melhor saldo de empregos
05/04/2019 19:20 - Atualizado em 15/04/2019 20:55
Balcão de Empregos
Balcão de Empregos / Divulgação
O Estado do Rio de Janeiro fechou o mês de fevereiro com o melhor desempenho em relação aos postos de trabalho formalizados, com carteira assinada, desde 2014. O Estado ocupou, no mês, a sexta posição do ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pela Secretaria de Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, e divulgado nesta semana.
— Este é o caminho que devemos trilhar e sabemos que é longo. Ainda temos cerca de 1,2 milhão desempregados. Não é para se comemorar, mas isso nos dá um alívio e é um sinal de que as coisas estão mudando e têm saída — disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão.
De acordo com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, a boa posição no ranking pode ser atribuída aos resultados do segmento de serviços, que, impulsionados pela proximidade do Carnaval e turismo, obtiveram uma boa atuação, com cerca de oito mil novos postos de trabalho. A construção civil foi o segundo setor que mais contribuiu pela alavancada dos empregos formais no Rio.
— Em janeiro, assumimos o governo ocupando a 27ª posição no ranking do Caged e tínhamos o pior saldo. Já no mês de fevereiro, publicado em março, pulamos para 6º colocado, com a criação de mais de 20 mil postos de trabalho no Rio de Janeiro — ressaltou Tristão.
Nesta semana, as ofertas de emprego no Rio de Janeiro ultrapassam 500 oportunidades em todo o Estado, sendo 363 na capital e 150 para o interior, Região Metropolitana e para pessoas com deficiência. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) conta com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A inscrição para se candidatar às vagas coletadas pela secretaria tem que ser feita nos postos Sine/Sedeger. Ao se dirigir a uma unidade para se candidatar, o trabalhador deve verificar se o perfil que tem cadastrado no sistema é compatível com a oportunidade existente. O interessado também tem como alternativa se candidatar e verificar as oportunidades disponíveis por meio do aplicativo Sine Fácil ou pelo site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS