Italva se movimenta para "Paixão de Cristo"
06/04/2019 14:51 - Atualizado em 15/04/2019 21:14
Letreiro ressalta o amor dos habitantes de Italva
Letreiro ressalta o amor dos habitantes de Italva / Divulgação
Em Italva, a encenação da Via Sacra acontece na sexta- feira da Paixão (19), às 20h, e já se tornou tradição na cidade atraindo visitantes de toda a região. A encenação começa na quadra de esportes, que fica na Praça da Matriz, e encerra no palco montado na frente da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na caminhada os fiéis acompanham as cenas contritamente.
A proposta é acompanhar os passos de Cristo e meditar sobre a Via Crucis, ressalta Pe. Maxiliano Barreto. “Um momento de muita emoção que a comunidade vivencia e já é tradição na cidade. Vejo muitas pessoas que choram durante a representação das cenas que iniciam com a Ceia e ao final o Cristo Ressuscitado surge no alto de um dos prédios localizados nas proximidades da matriz. Tudo é muito real e alguns personagens não conseguem segurar a emoção”, observou.
Para Mirian de Mello Nasser Freitas parece que foi ontem. Em 1998 recebeu o convite do Padre José Roberto Tardim para encenação da Via Sacra na praça. Recorda os desafios para conseguir apoio financeiro e, ao mesmo tempo, chamar a atenção dos jovens e de toda a comunidade. Começou organizando as equipes com o comprometimento da realização da representação teatral da Paixão de Cristo.
— Sempre tive em meu coração que não era apenas uma encenação teatral, e sim, uma forma de evangelizar. Busquei assim, uma maneira para que o povo vivenciasse a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Um sonho que se tornou realidade. De maneira simples e objetiva começamos a encenação da Via Sacra com a participação da comunidade que sempre prestigiou independente do credo, pessoas interagiam e se sentiam comovidas durante a encenação. Por motivo de saúde me afastei da direção do espetáculo em novembro de 2012. Graças a Deus, a semente plantada caiu em terreno fértil e o evento acontece até hoje em nossa cidade — acentuou.
A dona de casa Janaina Vieira fala da emoção em acompanhar os passos da Paixão de Cristo. Todos os anos ela acompanha a representação da Via Sacra e relata o que sente vendo a história da doação de Cristo e o sofrimento para a salvação da humanidade.
— Uma cruzada de dor e sofrimento de Cristo no caminho do calvário. Uma lição de amor de um Deus que assume a natureza humana e morre na Cruz, mas ressuscita. E essa representação da Via Sacra nos leva a refletir e é impossível não se emocionar — disse.
O secretário de Cultura Erivelton Mendes destaca que a encenação da Via Sacra há anos emociona os que comparecem à Praça da Matriz. Os participantes conseguem transmitir à população como se sucederam os momentos em que Jesus Cristo é traído por um dos apóstolos, entregue à condenação de morrer crucificado e a sua ressurreição. É uma encenação que mexe com o emocional, principalmente nas cenas mais marcantes, que tem o sofrimento de Jesus, é possível ver algumas pessoas chorando.
— Podemos dizer que o evento cultural já é tradição na cidade de Italva. É impressionante ver o envolvimento do elenco nesse projeto. É algo feito há meses, para que possamos viver o espírito da Semana Santa e a importância deste período para nós católicos.
O Papa Francisco fala que “A Via-Sacra nos ajuda a colocar nossa confiança em Deus”. A Via Sacra é uma maneira que os fiéis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de Jesus Cristo. É a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.
— Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus e em Italva não poderia ser diferente, haja vista a religiosidade dos italvenses; seria muito bom que fosse incluída no calendário cultural de nossa cidade — salientou Lucienilda Neves. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS