Estado inicia campanha de vacinação contra a Febre Amarela
14/02/2019 21:01 - Atualizado em 14/02/2019 22:17
Vacina contra a febre amarela
Vacina contra a febre amarela
A secretaria de Estado de Saúde já iniciou a campanha de vacinação contra a Febre Amarela, como medida pra evitar novo surto da doença e com o objetivo de imunizar 4 milhões de pessoas, alcançando assim a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Até o momento já foram imunizados cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa 73% da meta. Em Campos, o departamento de Vigilância em Saúde informou que a cidade não possui foco de febre amarela, nem casos registrados da doença. No entanto, o setor ressalta que a vacina contra a doença pode ser encontrada nas unidades de saúde do município.
Ao todo, 19 municípios têm casos confirmados de febre amarela em macacos em 2018. São eles: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Cachoeira de Macacu, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Miguel Pereira, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá, Valença, Vassouras, e Volta Redonda.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a vacina tem restrições para alguns grupos. “Ela não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas”, explicou Chieppe.
Tipos da doença - Há dois tipos de febre amarela – silvestre e urbana. As duas são causadas pelo mesmo vírus e causam a mesma doença, mas se diferem pelo vetor de transmissão. A urbana é transmitida pelo Aedes aegypti e, de acordo com o Ministério da Saúde, desde os anos 40, o Brasil não registra casos deste tipo da doença.
Já a silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabeths, insetos de hábitos estritamente silvestres. A febre amarela silvestre é endêmica em algumas regiões do país, principalmente na região amazônica. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, transmitida exclusivamente pela picada de mosquitos infectados.
Casos em macacos - Vale lembrar que o macaco não transmite a doença. Ele é também vítima do mosquito e serve de alerta para identificar a presença do vírus em determinado local.
Sintomas - Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações. Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos. Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são os transmissores da febre amarela silvestre. Já em 2019, a SES não registrou casos da doença. (A.N.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS