Justiça do Rio proíbe entrada de crianças e adolescentes no CT do Flamengo
13/02/2019 17:56 - Atualizado em 15/02/2019 20:25
O juiz Pedro Henrique Alves, da 1.ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e que já militou na Comarca de Campos, proibiu nesta quarta-feira a entrada, permanência e participação de crianças e adolescentes nas dependências do Ninho do Urubu, o CT do Flamengo, que na sexta foi palco de um incêndio que vitimou 10 jogadores da base e deixou outros três feridos. A decisão tem caráter liminar e atendeu a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público (MP-RJ).
O magistrado estipulou a aplicação de uma multa de R$ 10 milhões ao Flamengo e de R$ 1 milhão ao presidente Rodolfo Landim, caso a decisão seja descumprida.
De acordo com o juiz, em fiscalizações anteriores ao incêndio foram identificadas diversas irregularidades “no tocante às acomodações, alimentação, atenção à saúde, à educação, acompanhamento pedagógico e psicológico, documentação de cada atleta, equipe e convivência familiar e comunitária”.
Pedro também ponderou que o clube havia se comprometido a resolver os problemas. “O então presidente Eduardo Bandeira de Mello, compareceu neste Juízo e se comprometeu a sanar todas as irregularidades”.
Na terça-feira, peritos realizaram uma vistoria nas dependências do CT. O resultado da perícia também foi considerado para a liminar.
“Foi realizada nova fiscalização pelo Serviço de Fiscalização da 1.ª Vara da Infância e da Juventude e verificou inovação realizada pelo Flamengo que, sem comunicar a este Juízo, realizou o alojamento de adolescentes nos containers que, pegaram fogo, ceifando a vida de dez deles e ferindo outros três. Assim, certo é que não se desincumbiu o Flamengo de suas obrigações, quer preconizadas no ECA, quer nas legislações trabalhista, sanitária e de postura municipal”, escreveu o juiz.
Botafogo - A Polícia Civil interditou nesta quarta o alojamento da base do Botafogo no Caio Martins, em Niterói. O clube encaminhou os jovens para a sede de General Severiano. A Polícia pedirá uma perícia no local. Foram encontradas rachaduras nas paredes e fiação elétrica inadequada. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS