Draga doada pela Petrobras beneficiará 220 pescadores entre Campos e Quissamã
14/02/2019 19:18 - Atualizado em 18/02/2019 15:41
Divulgação
Cerca de 220 pescadores de Campos e Quissamã serão beneficiados com a chegada de uma draga de sucção doada pela Petrobrás para a colônia de pescadores Z-19, do Farol de São Thomé. O equipamento ficará em Barra do Furado, no limite dos dois municípios, e vai permitir que os barcos acessem ao mar a qualquer hora. De acordo com a Prefeitura de Campos, a draga foi doada como compensação ambiental por impactos causados à atividade pesqueira pela prospecção e exploração de petróleo e gás na região.
O servidor Marcos Valério da Silva foi cedido pela superintendência de Agricultura e Pecuária para ajudar no processo de liberação do equipamento. Além dele, recentemente o presidente da Z-19, Rodolfo Silva, e um engenheiro da Petrobras estiveram em Santa Catarina, onde a draga estava sendo montada.
— A máquina foi montada dentro das especificações exigidas para atuar na dragagem da barra do Canal das Flechas, sempre que necessário. Por muito tempo, a comunidade pesqueira de Barra do Furado dependeu da contratação de serviços de dragas para desassorear a entrada do canal, mas agora a colônia terá a sua própria, ganhando a autonomia — afirmou Marcos Valério.
Ainda segundo Marcos Valério, o equipamento de 12m x 3m tem capacidade para dragar até 80m³ por hora, atingindo uma profundidade de até 4,5m. Os últimos 450m do canal, que apresenta problemas de assoreamento durante alguns meses do ano, impedindo a saída e entrada de barcos de pesca na comunidade, têm cerca de 70m de largura. "O projeto, já aprovado pelos órgãos ambientais, é depositar os sedimentos atrás do molhe norte ‘espigão de pedra’, no lado de Campos, para evitar o assoreamento, que agora deverá ocorrer mais lentamente. E quando acontecer, os pescadores terão a própria máquina à disposição", acrescenta Marcos Valério.
O superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, comemora a finalização do processo, que ganhou impulso há um ano e meio, quando esteve na superintendência do Ibama, no Rio de Janeiro, para viabilizar a instalação da draga, após duas audiências públicas acompanhadas pela Petrobras: uma em Quissamã e outra em Farol de São Thomé.
— Essa pendência da Petrobras em relação a Campos e Quissamã já durava 5 anos. A pedido do prefeito Rafael Diniz, entramos no circuito para viabilizar a concretização de todo o processo. A draga adquirida pela Petrobras após licitação vencida pela empresa Gasparmar Reparos Navais, de Santa Catarina, custou cerca R$ 400 mil, cabendo aos dois municípios apenas cuidar da manutenção da máquina — explicou Nildo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS