Desenvolvimento a partir de startups
15/02/2019 23:04 - Atualizado em 18/02/2019 15:47
Divulgação
Fortalecer o interior do estado do Rio de Janeiro por meio da inovação tecnológica. Com esse objetivo, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães e demais representantes do Instituto, Prefeitura de Campos, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Fundecam, Incubadora de Empresas TEC Campos, Sebrae, Polo de Inovação e Empresas Juniores do IFF e do Porto do Açu estiveram reunidos, na última quinta-feira, com o coordenador do Programa Startup Rio, Paulo Espanha.
As reuniões, que aconteceram no Polo de Inovação, Porto do Açu e no gabinete do prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), tiveram como pauta o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Norte Fluminense e a interiorização da Startup Rio, que deve ter como um de seus polos o município de Campos.
O programa, criado pela secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo e inovação no estado, transformando-o em um ambiente propício e atrativo para o desenvolvimento tecnológico. Nas quatro edições do programa já foram investidos cerca de R$ 30 milhões, com aproximadamente 350 proponentes incubados.
Na ocasião, foi proposta a criação conjunta de um Plano Estratégico de Tecnologia e Inovação em Sustentabilidade para o território. “Entendemos que o ambiente de inovação e tecnologia é um atrativo de novas empresas e alavanca novos negócios para a região. Essa aproximação com os centros de inovação é muito importante”, destacou Izabel.
Na parte da tarde, o grupo foi recebido pelo prefeito, que se colocou à disposição para parcerias. “É uma alegria muito grande poder receber as instituições para debater a inovação, que é um dos caminhos para trazer desenvolvimento para a nossa região, que não era debatida em nossa cidade, e hoje vem sendo discutida por causa desse ambiente que nós montamos, da academia com o poder público e outros atores. É um grande avanço estarmos reunidos aqui encontrando soluções e, mais que isso, fortalecendo esse ambiente que mostra para todos os outros setores o que a gente quer, que é o caminho do fortalecimento da inovação”, ressaltou o prefeito. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS