Monobloco faz prévia do Carnaval
Matheus Berriel 15/02/2019 17:18 - Atualizado em 20/02/2019 18:04
Chegou a vez do Monobloco na praia do Farol de São Thomé, em Campos. Os ritmos do Carnaval tomarão conta da Arena Show, hoje, a partir das 22h, no show principal da noite. O agito terá início com a apresentação do DJ Givas Martins, às 20h. O campista Apollo será o responsável por fechar mais uma etapa da programação do Sesc Verão Alô Farol, promovido em parceria com a Prefeitura.
Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi idealizado em 2000, no Rio de Janeiro, como um projeto visando ensinar instrumentos de percussão a pessoas sem iniciação musical. Os idealizadores foram os músicos Pedro Luís, Mário Moura, C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim, integrantes da banda Pedro Luís e A Parede. Atualmente, o Monobloco é um dos grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano, além de ser um dos mais conhecidos blocos do Carnaval carioca.
O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até as canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. No repertório do show, há músicas como Taj Mahal, Fio Maravilha, País Tropical e Santa Clara Clareou, de Jorge Benjor; Rap do Real, de Pedro Luís e Rodrigo Maranhão; e São Gonça, do Farofa Carioca. A mistura inusitada também está presente na bateria. Além dos tradicionais instrumentos de escola de samba, como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô, foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.
Hoje, os veranistas também poderão dançar com o grupo Ragha, às 16h, no Espaço para Todos, próximo ao Náutico, que terá ainda mais uma edição do Verão para Cristo, às 19h30. No Xexé, show de Tubarão Martelo, às 17h30. Amanhã, o público do Lagamar curtirá o som da banda Energia Universitária, às 13h. Durante o fim de semana, os veranistas do Farol também vão poder participar de oficinas, turismo, atividades recreativas, e conferir exposições e atração circense. Em Lagoa de Cima, hoje tem show do baiano Henrique Magalhães, às 22h. Já amanhã, às 14h30, destaque para o Educa Verão, na praça principal, com apresentações musicais, oficinas e recreação.
Também há opções fora das praias, principalmente para a garotada. No Shopping Avenida 28, em Campos, Tia Lelê, Tio Sam e a caravana da alegria vão apresentar hoje, às 15h, o teatro “A Bela e a Fera”. Amanhã, haverá Resenha VIP para adolescentes de 14 a 18 anos, com DJ’s convidados, às 16h, mesmo horário de mais uma tarde dançante com Dom Américo. No Sesc Campos, ficará aberta até o dia 16 de março a exposição “Conexões entre o tudo e o nada”, com abordagem de conceitos tecnológicos a partir de um olhar artístico. É possível visitá-la hoje e amanhã, de 9h às 18h.
A Cidade da Criança Zilda Arns funcionará hoje e amanhã, de 10h às 20h, com pintura artística, jogos, brincadeiras, esquete teatral, contação de histórias e banho no chafariz. Crianças — acompanhadas dos pais ou responsáveis — e idosos não pagam entrada. Estudantes, a partir de 13 anos, pagam meia, no valor de R$ 2,50. Para os adultos, o ingresso custa R$ 5.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS