Serviço de alerta via SMS da Defesa Civil com mais de um milhão de cadastros
15/02/2019 12:34 - Atualizado em 15/02/2019 18:55
Divulgação/Defesa Civil
O serviço gratuito de alerta via SMS da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro alcançou mais de um milhão de cadastrados em sua plataforma. Por meio da iniciativa, o órgão emite avisos sobre previsão de chuvas fortes, rajadas de vento, enxurradas e deslizamento. Só na capital, são mais de 389 mil celulares programados para receber os avisos. O Instituto de Meteorologia informou que há previsão de chuvas e ventos para o estado nesta sexta-feira (14) e sábado (15). 
Secretário da Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Roberto Robadey Júnior explicou que o serviço é importante para toda a população do estado, mas principalmente para as pessoas que vivem em áreas vulneráveis.
– O serviço de alerta via SMS amplia o alcance da comunicação. Nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas usam celular. É uma ferramenta de baixo custo, que evita tragédias e salva vidas – afirmou, destacando que “a maior missão é fortalecer a cultura de prevenção, reduzindo os riscos perante situações emergenciais decorrentes de chuvas e inundações”.
Para se cadastrar, basta enviar o CEP de interesse via SMS para o número 40199. “Você pode cadastrar vários CEPs, enviando um de cada vez: da sua casa, do seu trabalho, e vai receber mensagens de proteção”, assegurou o comandante.
Previsão de chuvas e ventos — De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas para o estado do Rio de Janeiro entre esta sexta-feira (15) e sábado (16). Em aviso, o órgão informou que as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm por hora, com possibilidades de ventos entre 60 e 100 km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, alertou o Imnet. (A.N.) (P.V.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS