Empresas irão construir nova termelétrica em Macaé
12/02/2019 21:48 - Atualizado em 15/02/2019 19:11
Rui Porto Filho
As empresas Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Hitachi Power Systems formalizaram, na última segunda-feira (11), a constituição de uma joint venture para a construção da termelétrica a gás em Macaé. Batizada de Marlim Azul, o empreendimento terá capacidade de 565 megawatts (MW) e o investimento estimado será de aproximadamente US$ 700 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões). De acordo com o município, o número de empregos diretos criados poderá chegar a 1,5 mil.
— Esse é um passo estratégico fundamental para a Shell no Brasil na diversificação de seu portfólio e na transição energética no país. Buscávamos uma maneira eficiente de monetizar o gás natural que será produzido nos campos do pré-sal, onde nossa presença tem aumentado significativamente. Esse projeto permitirá uma sinergia entre nossos negócios de águas profundas, gás e energia elétrica, e para isso encontramos parceiros comprometidos e alinhados com nossos propósitos — afirmou o presidente da Shell Brasil Petróleo Ltda, André Araújo.
De acordo com o projeto, o gás natural será disponibilizado pela Shell, que terá 29,9% das ações do empreendimento, enquanto o Pátria terá 50,1% e a Mitsubishi, 20%.
Além da termelétrica, a expectativa em Macaé também fica pelo início das operações do Terminal Portuário (Tepor). O empreendimento foi incluído pelo governador Wilson Witzel (PSC) nas prioridades do Governo do Estado. A expectativa é que o Tepor receba a primeira licença de instalação, que permite a realização efetiva das obras, até junho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS