Frente fria provoca chuva de moderada a forte em cidades do Rio de Janeiro
13/02/2019 09:43 - Atualizado em 13/02/2019 20:37
Em Campos, média do volume foi de 16 mm
Em Campos, média do volume foi de 16 mm / Genilson Pessanha
O Estado do Rio de Janeiro segue em situação de alerta por conta das chuvas que estão previstas até sábado (16). As regiões Norte e Noroeste, no entanto, são as menos afetadas pela passagem de frente fria que chegou ao Rio. Em Campos, a média do volume de chuva foi de 16mm nesta quarta-feira. A previsão era de 20 mm, segundo a Defesa Civil. O local onde a chuva foi mais intensa foi em Farol de São Thomé, que, em poucos minutos, choveu em grande quantidade. Aulas da rede estadual, que foram suspensas nesta quarta, retornarão nesta quinta-feira (14) normalmente.
A Defesa Civil Municipal de Campos informou que há previsão de chuva moderada até sábado. De acordo com a média pluviométrica dos institutos de meteorologia (Climatempo e Tempo Agora), esta semana, deve chover 95 milímetros. O órgão segue com o monitoramento por conta das mudanças climáticas que podem ocorrer.
Através de ação integrada do grupo de Emergências em Alagamentos, reunindo a Defesa Civil, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade urbana e superintendência de Limpeza Pública, várias ações preventivas estão sendo intensificadas esta semana em Campos. Nessa terça-feira (12), foi instalada mais uma bomba na Waltamar Fernandes Pimentel, no Jardim Carioca, para reforçar na drenagem.
Outras ações estão sendo realizadas desde janeiro, como reforço na limpeza de bueiros e galerias, limpeza de canais de escoamento na área urbana e revisão de bombas dos cisternões. "Por determinação do prefeito Rafael Diniz, o Grupo de Emergência em Alagamentos está intensificando os trabalhos preventivos para minimizar os efeitos da chuva prevista para esta semana no município. Estamos monitorando porque mudanças climáticas podem sempre acontecer", pontuou o coordenador da Defesa Civil, major Edson Pessanha.
 
 
  • Em Campos, média do volume foi de 16 mm

    Em Campos, média do volume foi de 16 mm

  • Em Campos, média do volume foi de 16 mm

    Em Campos, média do volume foi de 16 mm

Paralisação das aulas — Nesta quarta, as aulas da rede estadual, em todo o Estado, foram suspensas após o aviso da Defesa Civil. Em São João da Barra, alunos da rede municipal foram dispensados nos turnos da tarde e noite. No entanto, as aulas estão mantidas nesta quinta-feira.
Rio — Na capital, o Centro de Operações recebeu informes de 20 quedas de árvores. O Rio teve chuva fraca na parte da tarde, após temporal que alagou vias pela manhã. O balanço sobre volume da chuva até o início da tarde foi menor que o da tempestade da semana passada, segundo a Prefeitura. O temporal foi mais intenso na madruga e na manhã desta quarta-feira. Se comparados com o temporal da semana passada, quando sete pessoas morreram, os índices pluviométricos coletados são inferiores e menos concentrados, apesar de ainda considerados altos, informou a Defesa Civil estadual. (A.N.) (C.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS