Morre, aos 81 anos, o goleiro inglês Gordon Banks
12/02/2019 18:48 - Atualizado em 13/02/2019 17:23
Responsável por um dos grandes momentos da história do futebol, uma defesa milagrosa na Copa do Mundo de 1970 após uma cabeçada do rei Pelé, o goleiro inglês Gordon Banks, campeão do mundo em 1966, faleceu nesta terça-feira, aos 81 anos.
“Gordon faleceu em paz esta madrugada”, anunciou a família em um comunicado, publicado pelo Stoke City, um dos clubes que defendeu durante sua carreira.
“Estamos devastados por sua perda, mas temos muitas recordações e não poderíamos estar mais orgulhosos dele”, completa a nota.
Para muitos, Banks fez a “defesa do século” ante Pelé.
No dia 7 de julho de 1970, no estádio Jalisco de Guadalajara, Pelé completou de cabeça um cruzamento de Jairzinho, a bola quicou em grande velocidade e o gol era quase certo, mas Banks, de maneira espetacular, espalmou a bola para escanteio.
“Escutei Pelé gritar ‘gol’ após a cabeçada”, contou mais tarde Banks, que desde dezembro de 2015 lutava contra um câncer nos rins, segundo a imprensa britânica.
– ‘Um dos melhores’, para Pelé – O Rei do futebol prestou uma homenagem a Banks, dizendo que, embora a posição de goleiro tenha mudado muito nas últimas décadas, seu rival no duelo memorável entre Brasil e Inglaterra em 1970 continua sendo hoje, “um dos melhores”.
“Se ele continuasse jogando atualmente, ainda seria um dos melhores. Descanse em paz, amigo”, escreveu Pelé em inglês em sua conta no Twitter junto com uma foto recente que mostra os dois lado a lado, sorrindo e dando as mãos. 
Em uma mensagem mais longa no Facebook, Pelé lembrou o lance memorável na Copa.
“Eu marquei muitos gols na minha vida, mas muitas pessoas, quando me encontram, perguntam sobre aquela defesa. Embora tenha sido fenomenal, minha memória do Gordon não é definida por aquilo. É definida pela sua amizade. Um homem gentil e acolhedor, que deu muito para todos”, escreveu Pelé, de 78 anos.
“Eu sou feliz por ele ter defendido aquela bola. Pois aquele ato foi o início da amizade entre nós, que eu vou sempre guardar com carinho”, acrescentou ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS