Segurança no Carnaval em pauta
Victor de Azevedo 09/02/2019 15:53 - Atualizado em 15/02/2019 20:30
Divulgação
O carnaval começa apenas no dia 1º de março, mas a Festa de Momo em São João da Barra já gera debates, principalmente quanto ao horário de encerramento da folia. Considerado o melhor Carnaval do interior do estado do Rio de Janeiro, a folia no município adentra a madrugada e, na maioria das vezes, termina com o sol raiando. Porém, o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar afirmou que não tem efetivo para garantir a segurança dos foliões até o amanhecer. A Prefeitura informou que vai agendar uma reunião com órgãos de segurança para discutir o horário de encerramento da programação da festa.
Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Rodrigo Chiaradia Ibiapina, ainda não está definido um horário para o encerramento da festa em São João da Barra, mas está descartada que a segurança por parte da Polícia Militar seja feita até de manhã.
— Eu tenho em mãos o meu efetivo e tenho que saber que com ele, eu tenho capacidade operacional até determinado horário. Eu não tenho como fugir dessa responsabilidade e causar problemas ali. Eu não vou me responsabilizar por isso. O que eu falei lá é o seguinte: eu vou acertar com o Ministério Público que eu tenho em mãos um efetivo para cobrir com segurança os eventos, não só em São João da Barra, mas em toda área de cobertura do 8º BPM, até determinado horário. Porque o policial precisa descansar, tem que pegar o serviço no dia seguinte. Então, eu não tenho como garantir a segurança até 6h da manhã. Isso é inadmissível — ressaltou Ibiapina.
A possibilidade foi motivo de elogios e reclamações dos foliões do município nas redes sociais. Enquanto alguns acenaram positivamente para a ação, principalmente em razão das pancadarias que acontecem, geralmente, no fim da madrugada, outros lamentaram ao que chamaram de “quebra de tradição”.
Um entrave para colocar a proposta em prática são os horários já tradicionais dos desfiles das escolas de samba — Chinês e Congos —, que ocorrem no domingo e na terça-feira. O primeiro desfile é marcado para as 22h e o segundo, para a meia-noite. Porém, os atrasos são constantes e, geralmente, as apresentações passam das 2h. Mas, para os presidentes de ambas as escolas, o limite no horário não causaria problemas para as agremiações.
Para o presidente da escola dos Congos, João Batista Azevedo, mesmo que haja um horário definido para o encerramento das atividades, a situação não deve atrapalhar o desfile das escolas. “A informação oficial que temos é que a segurança está garantida até as 3h e com uma hora para dispersão. De qualquer forma, não vai atrapalhar os desfiles das escolas, já que há muito tempo a duração dos desfiles é cronometrada”, disse.
O presidente do Chinês, José Luis Pereira Melo também concorda que um limite no horário do encerramento da folia não iria atrapalhar as escolas, mas alertou sobre os foliões. “Os desfiles já quase não atrasam mais. E quando atrasam, não é nada absurdo. Porém, vai ser preciso conscientizar o folião. Porque acho difícil, até pela tradição do município, que os foliões não fiquem até o amanhecer no Carnaval”, ressaltou.
O comandante Ibiapina lamentou a possibilidade da redução do horário, mas afirmou que é preciso se adequar aos novos tempos. “Se eu tivesse policiamento suficiente, poderia durar 24 horas porque eu teria uma reposição de policiais para atender a demanda. O horário ainda não está definido. Quando eu falo que tenho capacidade para que o evento dure até 2h, é porque minha capacidade se esgota nesse horário. É um exemplo. Aí a gente passa a responsabilidade para os outros órgãos, porque a PM não tem como ir além desse horário. Em carnavais passados, as pessoas iam para brincar e se divertir, atualmente muita gente vai para arrumar confusão, brigar, usar drogas. Então temos que nos adequar aos novos tempos”, finalizou.
Reunião definiu desfile de blocos
Na última quinta-feira, 7, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Edivaldo Machado, se reuniu com representantes dos blocos carnavalescos da cidade para definição dos desfiles no carnaval sanjoanense. No encontro, foram discutidos os dias de apresentação dos blocos e horários de cada um na avenida do samba, praias de Atafona, Grussaí, Açu e no distrito de Barcelos. Em 2018, cerca de 30 blocos se apresentaram em todo o município.
Também ficou definida na reunião que todos os blocos precisam ter CNPJ para participar do carnaval. “A Sala do Empreendedor está à disposição desses representantes para auxiliar na formalização, que pode ser por Contrato Social, Estatuto ou até mesmo MEI daqueles que ainda não possuem o CNPJ”, destacou o secretário.
Ele informou, ainda, que a entrega do ofício de autorização de liberação da avenida pelos blocos tem o prazo máximo até a próxima quarta-feira, 13 de fevereiro. “Para fazer parte da programação oficial do carnaval os blocos precisam apresentar o oficio e o CNPJ até o dia 13 na Secretaria de Turismo. Sem esses documentos não será possível participar do carnaval”, enfatizou o Edivaldo Machado.
A Sala do Empreendedor fica localizada na BR 356, ao lado da 145ª Delegacia de Polícia, e funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O espaço está à disposição dos representantes dos blocos que ainda não possuem CNPJ para formalização. Com isso o Bloco passa a ter personalidade jurídica, sendo uma instituição regular, registrada com CNPJ, em conformidade com a Legislação Civil Brasileira.
Caso optem pelo processo de abertura do MEI é simples e rápido, sendo necessária a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identificação, CPF, título de eleitor e um celular para receber a mensagem automática de formalização, muito rápido e já sai formalizado.
Divulgação
Folia já acontece no município
A Festa de Momo acontece entre os dias 1 e 5 de março, mas em São João da Barra a folia começou em fevereiro. O Caindo na Folia acontece todos os sábados, até o início do carnaval, e quem faz a alegria do público é a tradicional Bandinha São João, com um repertório repleto de samba e das famosas marchinhas de carnaval. O Caindo na Folia implantado na 2ª gestão da prefeita Carla Machado.
A ornamentação remete à festa popular e o público pode curtir o pré-carnaval já caracterizado com fantasias ou acessórios carnavalescos.
— Mais uma opção de entretenimento e lazer para a nossa população, que vivencia o carnaval na alma, exprime emoções e por meio da música revela alegria, felicidade e sonhos. Venham participar — afirmou o secretário de Turismo, Edivaldo Machado.
Outro projeto iniciado neste mês pela Prefeitura foi o Esquentando os Tamborins. Toda sexta-feira, Chinês e Congos se alternam na avenida, sempre a partir das 21h, apresentando o ensaio técnico, reunindo passistas, ritmistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e demais integrantes de seus respectivos desfiles. A ordem de apresentação das escolas nos ensaios técnicos do projeto Esquentando os Tamborins, e da abertura do carnaval, dia 28, foi definida por sorteio. O mesmo sistema foi utilizado para a ordem dos desfiles oficiais no domingo e terça-feira de carnaval. No ensaio técnico, Congos se apresenta às 21h e Chinês às 22h30. Enquanto, nos desfiles oficiais, o Chinês abre no domingo de Carnaval e o Congos abre na terça-feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS