Campos apresenta projeto na Colômbia
- Atualizado em 14/02/2019 20:33
Supcom - Divulgação
A Prefeitura de Campos articula intercâmbio científico e cultural com a Colômbia, além de debater o comércio exterior entre os países. O assessor especial da secretaria de Governo e ex-diretor executivo da superintendência da Igualdade Racial, Rogério Siqueira, está na cidade de Cali a convite de César Cabezas, representante Nacional junto ao Fundo Educativo para Comunidade Negra Colombiana e por Rodrigo Faustino, representante do Conselho PanAfricano no Brasil. A agenda se desdobra com a vinda de representantes colombianos no Brasil em abril.
Junto ao senador Murillo Benitez e Cezar Cabezas, Rogério Siqueira dialogou sobre a construção do projeto Campos-Colômbia com intercâmbio de universitários e da inclusão de um dispositivo na lei colombiana de bolsas de estudos para financiamento de estudantes colombianos em Campos. Em abril, o senador virá ao Brasil para encontros em Campos e na cidade do Rio de Janeiro.
— Murillo Benitez é, hoje, na Colômbia, o principal nome político das causas raciais e é um árduo defensor da Educação. Falamos das possibilidades também de comércio exterior envolvendo Campos, Angola e Colômbia. Foram muitas pautas e todas muito produtivas. Entreguei de presente publicações do Arquivo Público Municipal de Campos, assim como a reunião de artigos de Alberto Lamego e o inventário de Benta Pereira — comentou Rogério.
O assessor especial também palestrou na Universidad del Valle sobre a união de países com grande quantitativo de povos oriundos da África na criação de uma rede de cooperação. No evento, discursou ao lado do representante do Conselho PanAfricano no Brasil, Rodrigo Faustino e do embaixador da African Union, Fabien Anthony que também virá ao Brasil em abril.
Para César Cabezas, o momento é de aproximação. “É importante a aproximação que é estabelecida na diáspora africana para fortalecer nossos processos políticos, econômicos e culturais. A comunidade negra na Colômbia e no Brasil compartilha muitos aspectos que podem ser estrategicamente fortalecidos para avançar em uma sociedade de oportunidades para nossos povos”, frisou Cabezas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS