Campos supera metas sociais
08/01/2019 20:39 - Atualizado em 09/01/2019 16:33
Campos atende atualmente mais de 40 mil famílias com o Bolsa Família e pelo segundo ano consecutivo, o município cumpre metas do Governo Federal e apresenta desempenho acima da média nacional da taxa de atualização cadastral do programa. Segundo dados da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, a taxa de atualização cadastral do programa está em 88,42%, enquanto a média nacional é de 73,16%. Em 2018, Campos atingiu o índice de 81%.
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, ressalta que Campos cobre em 100% a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre famílias pobres do município e vai além. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse cadastro também é a base para a inclusão em outros programas sociais para famílias de baixa renda. O cadastro feito em Campos é enviado ao Governo Federal, avaliado e os casos aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Social são liberados.
— Em mais um ano de gestão, estamos, novamente, superando as metas estabelecidas pelo Governo Federal e apresentando uma atuação bem acima da média nacional. O acompanhamento correto do Bolsa Família é fundamental para o programa alcançar realmente as pessoas em situação de extrema pobreza e pobreza e contribuir para a superação de vulnerabilidades. Além disso, o cadastramento das famílias de baixa renda no Cadastro Único permite não só a permanência e inclusão dessas famílias no Bolsa Família, como em outros programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada e a tarifa social de energia elétrica — explica Sana.
Na Educação, a média nacional de acompanhamento é de 91,07% e Campos está com 92,71%. Na Saúde, a média é de 72,76% e o município está com 82,99%. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS