Primeira reunião da CDL discute impostos
08/01/2019 19:38 - Atualizado em 10/01/2019 16:11
Depois que tomou posse como presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal realizou na última segunda-feira a primeira reunião de diretoria, onde foram discutidos assuntos relevantes à população e também aos lojistas. Entre eles estão os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o exercício de 2019, e também o reajuste da tarifa de água e esgoto. Segundo a diretoria, muitos lojistas estão preocupados com valores, que, de acordo com eles, estão acima da inflação.
— Ainda estamos tecnicamente levantando esses dois assuntos para identificar se houve algum reajuste fora dos parâmetros aceitáveis. Já recebemos reclamações de reajuste bem acima da inflação, mas podem ser casos pontuais e revistos. Então, tudo isso está em fase de análise técnica pela CDL. Estamos atentos para distorções e aberto ao diálogo com o poder público como sempre fizemos — informou o presidente.
Em nota, a secretaria municipal de Fazenda informou que não houve reajuste do IPTU 2019, apenas correção dos valores com base no IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). A secretaria explica ainda que, em alguns casos, foram identificadas diferenças de valores, limitadas em 10% de acordo com a lei. A Prefeitura de Campos esclarece que aqueles que identificarem inconsistência de dados, devem buscar junto à secretaria de Fazenda informações e até mesmo revisão de valor.
Em relação à tarifa de água e esgoto, a Procuradoria Geral do Município informa que a revisão dos valores é realizada anualmente, com base em critérios previstos no contrato fixado em anos anteriores a 2016 com a concessionária responsável pelo serviço no município. O reajuste aprovado em 2018 gira em torno de 10%.
Campanhas — Outro ponto discutido na reunião foi o projeto que visa estabelecer desde agora campanhas de datas promocionais como, por exemplo, Dia das Mães, Pais, Namorados, Dia das Crianças entre outros. O projeto também vai estabelecer os feriados nos quais o comércio poderá abrir de forma facultativa. (J.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS