Teste rápido de gravidez já disponível
10/01/2019 15:53 - Atualizado em 10/01/2019 16:43
Supcom - Divulgação
Após cinco anos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão realizando o teste rápido de gravidez. As pacientes que necessitarem fazer o teste precisam procurar por uma UBS e passar por uma triagem, realizada por enfermeiros que irão avaliar se o exame será realmente necessário.
Para a realização dos testes, a equipe do programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca), da secretaria municipal de Saúde (SMS), promoveu uma capacitação técnica com os profissionais de saúde no último mês de novembro, no auditório do hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência (SBPC).
— Realizamos uma orientação para os profissionais, que foi ministrada pela farmacêutica Marcelly Tiffany Rosalino sobre o retorno deste serviço tão importante. Além dos enfermeiros da rede de Atenção Básica do município, participaram também os profissionais de saúde do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I e II) — explicou a coordenadora do Paismca, a enfermeira Camila Silveira.
O teste rápido de gravidez garante diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gestação é confirmada. Além disso, favorece ações de planejamento reprodutivo para as mulheres com resultado negativo de gravidez. O resultado do teste rápido fica pronto, em média, cinco minutos após a coleta da urina. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS