Lei Seca inicia Operação Verão
10/01/2019 13:18 - Atualizado em 10/01/2019 16:43
Divulgação
A Lei Seca inicia, nesta quinta-feira (10), a Operação Verão. O projeto, que acontece pelo quinto ano consecutivo, realiza blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nas principais áreas de lazer de todo o Estado do Rio de Janeiro. Durante as ações especiais do ano passado, 21.808 motoristas foram abordados. Deste total, foram registrados 1.362 casos de alcoolemia. A nova coordenadora-geral da Operação Lei Seca, a delegada da Polícia Civil Verônica Stiepanowez de Oliveira, que tomou posse nesta quarta (9), no Palácio Guanabara, promete intensificar ações. “Reforçarei o programa no interior de nosso estado com toda sua estrutura”, afirmou.
Para o secretário de Governo, Gutemberg de Paula Fonseca, a Operação Verão é fundamental para proteger a população e reforçar a mensagem da Operação Lei Seca. “A população vem aprendendo a se organizar com relação aos hábitos de beber e dirigir à noite, por causa das ações diárias que acontecem há quase 10 anos, mas as pessoas precisam se conscientizar que os riscos da mistura do álcool e direção não têm hora, ele é o mesmo de dia ou à noite”, comentou.
As operações diurnas da Lei Seca serão realizadas em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e no interior até depois das festas de Carnaval, que acontecem em março. As blitzes noturnas continuarão sendo feitas normalmente. Durante todo o verão, também serão promovidas ações educativas, com os cadeirantes, para alertar a população sobre os riscos de beber e dirigir.
Novo comando — Verônica Stiepanowez substitui o tenente-coronel Marco Andrade, que esteve na função de coordenador-geral da Lei Seca por nove anos. A delegada está na corporação desde 2002 e foi lotada nas principais delegacias da Baixada Fluminense e do interior do estado. Segundo ela, a ampliação dos programas educacionais, para reforçar a política de prevenção, principalmente com o aumento de palestras em escolas e outros espaços, é prioridade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS