Bênção pelos 41 anos da Folha
Matheus Berriel 08/01/2019 17:41 - Atualizado em 10/01/2019 16:04
Principal jornal impresso do interior do Rio de Janeiro, a Folha da Manhã completou 41 anos de existência nesta terça-feira (8). Além da edição especial oferecida aos leitores, a data também foi lembrada com uma celebração religiosa feita na redação pelo padre Murialdo Gasparet. Receberam a bênção os diretores Diva e Christiano Abreu Barbosa, além de familiares e funcionários do periódico.
Aniversário foi comemorado com cerimônia religiosa
Aniversário foi comemorado com cerimônia religiosa / Antônio Leudo
— A Folha da Manhã vem prestando um serviço à região, a tantas pessoas, através da informação, ajudando de modo especial a divulgar, criar cidadania, formar opinião pública e senso crítico, dando um desenvolvimento sempre melhor para aquilo que a gente chama de humanizar; trazer a todos o bem comum, buscando sempre a dignidade humana, a defesa da vida, o respeito, a convivência fraterna. Por isso que a Folha da Manhã, sempre, em seu aniversário, recebe a benção. De nada adiantaria o nosso trabalhar se não houvesse um sentido maior e a benção de Deus, que nos ajuda a conduzir a nossa comunicação de uma maneira correta, justa e fraterna. Principalmente para os trabalhadores da Folha da Manhã. Tudo se substitui, máquina se conserta, mas as pessoas são únicas, insubstituíveis. Todo ano, é necessário dar uma benção, para continuarem firmes e fortes, renovarem a esperança — disse o padre Murialdo.
A diretora-presidente do Grupo Folha de Comunicação, Diva Abreu Barbosa, lembrou do início do sonho de seu marido, Aluysio Cardoso Barbosa, principal responsável pelo surgimento do jornal, ao lado de Andral Tavares e Pereira Junior, e destacou a ética vinculada ao fazer jornalístico, um valor indispensável:
— Esse sonho não foi meu, foi do meu marido. Entrei nessa e mudei meu rumo de vida. Sonhar é ótimo, mas o sonho sem realidade não existe. Quando vejo, já estou aqui dentro há 41 anos. Aluysio Cardoso Barbosa partiu, mas está presente na obra que deixou, o belo jornalismo que construiu. Foi um jornalista de atuação nacional, o primeiro a fazer uma matéria no Jornal do Brasil, que era muito forte, sobre existência do petróleo em nossa orla. Era época de ditadura, a informação foi desmentida, mas, dois meses depois, veio a nota oficial. Aluysio era um repórter muito sério e ético. Não abria mão, por nada, dos valores de um bom jornalismo. E um timoneiro não pode abandonar o barco, que agora continua com nós todos. É muita luta, os tempos são completamente diferentes do início da Folha, mas a gente tem que crer — comentou Diva.
Colaborador desde os primórdios da Folha, o fotógrafo e colunista Dib Hauaji, no auge dos seus 81 anos, mesmo enfrentando problemas de saúde, mais uma vez fez questão de estar presente na comemoração:
— Quando a Folha foi um projeto maluco de Diva, Aluysio, Andral Tavares, Pereira Junior e (Luiz Carlos) França, eu também fazia parte. Mas, eu era Dib, tinha um nome, já trabalhava há nove anos. Em Campos, era tudo no clichê. A primeira máquina offset de Campos foi a Folha que comprou. Começamos a trabalhar na fotografia da Folha, eu e Esdras Pereira. A Folha explodiu. Logo na inauguração, teve a chacina da rua Dr. Beda, e a Folha fez três edições nesse dia. Foi inovando cada dia mais. A Folha é a Folha, a diferença está na qualidade. Tenho um orgulho muito grande de ser Folha da Manhã. Não ando mais, estou doente, fiquei quase um ano hospitalizado. Mas, tinha que vir, porque eu nunca faltei um evento da Folha. Tenho orgulho. Vou morrer com a minha máquina na mão, fotografando para a Folha — afirmou Dib.
Presente para o leitor — Após o evento comemorativo, foi realizado o sorteio da promoção “Sala Novinha”, feito pelo programa “Aquele Help”, da arquiteta Flávia Paes, que está completando dois anos na tela da Plena TV, emissora integrante do Grupo Folha. Entre as centenas de cupons recortados da edição da Folha da Manhã e enviados ao jornal, a sorteada foi a leitora Marilute Miguel Dumas, moradora do bairro Dom Bosco, em Campos. "Eu fiquei muito feliz, porque a Folha me dá vida. Acompanho tudo. Eu levanto e logo leio a Folha", disse Marilute.
O sorteio da promoção foi feito pela apresentadora Flávia Paes, que será a responsável pela renovação da sala da vencedora, e o diretor financeiro da Folha, Christiano Abreu Barbosa. Nos últimos meses, os leitores enviaram seus dados em cartelas recortadas das edições da Folha da Manhã. Os móveis, tintas e outros materiais necessários para o prêmio da promoção foram oferecidos por empresas parceiras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS