Mutirão para combater o Aedes
08/01/2019 20:28 - Atualizado em 10/01/2019 15:32
A secretaria de Saúde de São João da Barra, através do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), intensificará as ações durante o período de verão, realizando mutirões contra o mosquito Aedes aegypti em todo o município. O primeiro será realizado no Açu, na próxima sexta-feira. O objetivo é eliminar focos e conscientizar a população sobre a importância de atuar na prevenção de formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, entre outras doenças.
De acordo com o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado, o verão é a estação do ano mais propícia à proliferação de mosquitos, especialmente do Aedes aegypti, com a ocorrência constante de chuvas, em meio ao forte calor.
— O município possui um grande potencial turístico e, com a população flutuante, o número de habitantes aumenta bastante. Temos muitos imóveis que permanecem fechados durante todo o ano e que só são abertos na alta temporada. Os mutirões são importantes para que toda a população nos ajude no combate ao mosquito, não deixando depósitos com água parada, terrenos com vegetação alta, lixo que possam acumular água pelos quintais — destacou o diretor.
Durante os mutirões, a equipe de agentes de combate às endemias fará visita às residências para ações educativas e eliminação de focos do mosquito em ralos, caixas d’água, cisternas, garrafas, entre outros objetos. Além de panfletagem e tratamento perifocal em ruas e terrenos, também haverá recolhimento de pneus nas borracharias das áreas envolvidas nos mutirões.
Os mutirões contra o Aedes aegypti acontecem na sede do município e também no Açu, em Atafona, Grussaí, Barcelos, Lagoinha e no loteamento Tele Santana. As ações serão desenvolvidas às sextas-feiras, até o dia 22 de fevereiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS