Família de gambás resgatada dentro de churrasqueira em SFI
09/01/2019 16:52 - Atualizado em 10/01/2019 15:32
Ascom - SFI
A secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou uma família com seis gambás (Didelphis marsupialis). A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), quando os mamíferos estavam escondidos dentro da churrasqueira de uma casa. Este é o quarto resgate de animal silvestre no município em menos de 5 dias
— Recebemos a solicitação para fazer o resgate numa residência, próximo a uma pousada, na Praia de Guaxindiba. Chegando ao local, a nossa equipe constatou que eram cinco filhotes junto com a mãe — informou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, acrescentando:
— Os gambás, depois de uma análise da nossa equipe, foram soltos em uma área de vegetação. Gostaria de reforçar a orientação para toda vez que alguém no município se deparar com algum animal silvestre acionar o Canal Verde por intermédio do telefone 9.8161 - 6713, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que a secretaria providencia o resgate —explicou Ilzomar.
Histórico – O gambá pesa entre três e cinco quilos, vive até cinco anos e tem até três gestações anuais, construindo ninhos com folhas e galhos em troncos ocos. Habita preferencialmente florestas e matas, mas tem boa adaptação em relação à presença humana. Frutos, insetos, vermes, filhotes de pássaros, ovos e pássaros adultos de pequeno porte fazem parte da alimentação do animal.
Resgates -
Nessa terça-feira (8), um jacaré do papo amarelo foi localizado em um hortifruti, em SFI. O animal foi considerado saudável e solto em um dos brejos que circundam a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).
Na segunda (7), a secretaria ,municipal de Meio Ambiente, localizou um ouriço-cacheiro, também conhecido como porco espinho, no Centro do município. O animal foi solto na zona de amortecimento da EEEG.
Já na última sexta-feira (4), uma cobra jiboia foi encontrada em uma residência na localidade de Valão Seco. O animal estava em perfeitas condições e foi liberado em habitat natural, também na zona de amortecimento da estação. (A.N.) (C.S.)
  • Ouriço encontrado em SFI

    Ouriço encontrado em SFI

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS