"E aí, Meu Irmão, Cadê Você?" no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 08/01/2019 18:38 - Atualizado em 10/01/2019 16:05
Após o recesso entre o fim do ano de 2018 e o início de 2019, o Cineclube Goitacá volta nesta quarta-feira (9) com o filme “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” (O Brother, Where Art Thou?, 2000), que será apresentado pelo advogado e publicitário Gustavo Alejandro Oviedo. Trata-se de um misto de aventura com comédia musical, dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, com inspiração na obra literária “Odisseia”, de Homero, uma das principais obras épicas da Grécia Antiga. A sessão está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos. Entrada gratuita.
De acordo com Oviedo, um dos membros ativos do Cineclube Goitacá, ao contrário de outros anos, quando a programação retornava apenas em meados de março, a iniciativa de voltar em janeiro foi para o espaço servir como mais uma opção às pessoas que passam o verão em Campos, numa época em que as principais atividades de entretenimento estão nas praias.
— Estamos prosseguindo com uma forma de apresentar filmes que têm a ver justamente com o entusiasmo. Cada um apresenta um filme que gosta, ninguém é obrigado a ter uma forma de apresentação. Tem é que passar ao espectador o porquê desse entusiasmo, o porquê de gostar tanto do filme. É um ambiente agradável, com ar refrigerado. O Cineclube é uma opção para quem quer passar esse momento, totalmente de graça. Como sempre, há um debate ao final, onde cada um pode falar o que achar do filme. Dizer se gostou, se não gostou, e sempre fica um debate tão interessante quanto o filme em si — disse.
Sobre o “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?”, que tem uma hora e 46 minutos de duração, o apresentador desta noite contou que a ligação com “Odisseia” acontece no tema central. Interpretado por George Clooney, o personagem Everett Ulysses McGill é um fugitivo que vive uma saga para retornar à casa (inspirado em Ulisses). A história está ambientada na década de 1930, época da Grande Depressão, no Sul dos Estados Unidos.
— O filme começa dizendo que está baseando na “Odisseia” de Homero, um clássico grego. Os diretores pegam a premissa principal da volta de Ulisses à sua casa e transportam isso para o ambiente do estado do Mississipi na década de 1930. Uma época de um estado muito pobre, sofrendo muito com a crise econômica. Colocam Ulisses como se fosse um presidiário que acaba de fugir da prisão e está tentando voltar para a sua família. Muitos personagens da Odisseia aparecem, obviamente, encarnados como personagens nesse estilo, nesse ambiente norte-americano. Mas, os Cohen não se preocupam em fazer uma coisa muito literal, não se aprofundam no clássico grego da literatura. Apenas pegaram a ideia da Odisseia e transformaram isso no ambiente do filme — contou Oviedo.
Além de George Clooney, também fazem parte do elenco os atores John Turturro, John Goodman, Tim Blake Nelson, Holly Hunter e Charles Durning, entre outros. Apesar de não ser um musical propriamente dito, a música tem grande destaque no longa-metragem:
— Gosto muito do filme, acho que tem um aspecto musical muito importante. Em praticamente todas as cenas, os capítulos, a música tem uma importância muito forte, está relacionada justamente a esse ambiente do interior norte-americano. É uma comédia musical sem ser um musical. O aspecto visual é outro grande componente que os Coen costumam trabalhar muito bem. A fotografia e a música são dois grandes destaques do filme — finalizou Oviedo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS