Feriados podem gerar prejuízos
07/01/2019 19:47 - Atualizado em 10/01/2019 16:10
Por conta dos feriados nacionais, estaduais e municipais, o varejo brasileiro pode deixar de faturar R$ 7,6 bilhões em 2019. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). O montante, no entanto, representa apenas 0,4% de tudo o que o varejo fatura em um ano ou representa um dia e meio do comércio completamente fechado. Segundo a entidade, esse valor é 32% inferior ao estimado em 2018 - R$ 11,2 bilhões - porque este ano haverá menos feriados. O mesmo pensamento tem as entidades de Campos como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Campos (Aci), que acreditam em prejuízo para o comércio em geral.
Esse ano são 19 feriados — 15 nacionais, dois estaduais e dois municipais — os que cairão no final de semana serão: Tiradentes (domingo), Independência (sábado), Dia de Nossa Senhora da Aparecida (sábado) e Finados (sábado). Os demais vão cair em dias de semana.
Para o presidente da CDL, Orlando Portugal, o Brasil está mudando a visão comercial e que esse assunto é muito preocupante. “O empresário que queira trabalhar nos feriados é só cumprir com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Somos completamente contra o volume de feriado que existe no Brasil. Sempre registramos prejuízo”, informou o presidente da CDL.
O presidente da Acic, Leonardo Castro de Abreu, segue com o mesmo pensamento. “A grande quantidade de feriados no país não é bom para ninguém Os empresários deixam de vender, o que reflete na queda de comissão para muitos trabalhadores e poucas vendas. Considerando que um ano tem 365 dias, ter 19 dias de feriados é muita coisa”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS