Nova eleição na Câmara de Itaocara após decisão judicial
Aldir Sales 08/01/2019 21:54 - Atualizado em 10/01/2019 15:07
Folha Itaocarense
A Câmara Municipal de Itaocara, no Noroeste Fluminense, convocou uma nova eleição para a presidência da Casa para o biênio 2019/2020 depois que a vereadora eleita para o cargo, Aveline Machado de Freitas (PDT) foi afastada por decisão da Justiça.
Sete dos onze vereadores aprovaram, nesta terça-feira, um requerimento com o objetivo de esclarecer a validade da reeleição de Aveline. Porém, a sessão só foi realizada por causa de uma liminar da Justiça. Quatro parlamentares – entre eles o presidente interino – não compareceram à sessão. Com a votação, os vereadores decidiram por uma nova eleição.
No entanto, o imbróglio envolvendo o Legislativo itaocarense é mais antigo. Aveline e o irmão Michael Ângelo são acusados de peculato por causa da suposta nomeação de uma funcionária fantasma na Casa de 2001 até 2018. Ela, que exercia a presidência da Câmara e foi reeleita para o cargo, foi afastada do cargo e impedida de entrar no prédio do Legislativo por decisão, em novembro do ano passado, do 2º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Com o afastamento de Aveline, quem assumiu interinamente a Câmara foi o vereador Edson Cardoso dos Santos, o Edson da Sinuca (Patri). Porém, após a decisão, o Legislativo demorou para chamar a suplente Leane Lessa (PDT), que entrou com um mandado de segurança. No final do ano passado, o juiz Rodrigo Rocha de Jesus, da Vara Única de Itaocara, determinou que a Câmara a convocasse.
A equipe de reportagem não conseguiu contato com a Câmara até o fechamento desta edição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS