Datafolha: Paes lidera em empate técnico com Romário e Garotinho
Aldir Sales 22/08/2018 22:42 - Atualizado em 26/08/2018 13:08
O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira a primeira pesquisa de intenção de votos ao Governo do Estado e ao Senado desde a oficialização das candidaturas. A sondagem confirma a tendência de equilíbrio que o Ibope mostrou na última segunda-feira. De acordo com o Datafolha, Eduardo Paes (DEM) lidera numericamente a corrida à sucessão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) com 18%, mas está tecnicamente empatado com Romário (Pode), com 16%, e Anthony Garotinho (PRP), que soma 12%, uma vez que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Datafolha, na sequência aparecem Indio da Costa e Tarcísio Motta (Psol), com 5%; Pedro Fernandes (PDT), com 3%; Marcelo Trindade (Novo) e Márcia Tiburi (PT), com 2%; e André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Witzel (PSC) e Luiz Eugênio (PCO), com 1%. O índice daqueles que responderam que vão anular ou votar em branco foi de 26% e os indecisos são 7%.
Os números do Datafolha coincidem, dentro da margem de erro, com a pesquisa realizada pelo Ibope no estado. Pelo levantamento divulgado no início da semana, Romário aparece numericamente à frente com 14%, mas tecnicamente empatado com Paes e Garotinho, que somaram 12%.
O Datafolha também mediu o nível de rejeição dos candidatos a governador. Neste quesito, Garotinho lidera com 45% das respostas, seguido por Paes, com 32%; Romário, com 23%; Indio, com 19%; Tarcísio e Márcia, com 10%; Luiz Eugênio, Marcelo Trindade, Dayse e Pedro, com 9%; André Monteiro, com 8%; e Witzel, com 7%. Ao todo, 7% rejeitam todos os candidatos, 2% não rejeita nenhum, e 5% não opinaram.
Já na corrida pelas duas cadeiras fluminenses no Senado, a disputa está ainda mais equilibrada. Segundo o Datafolha, César Maia (DEM), Flávio Bolsonaro (PSL) e Lindbergh Farias (PT) estão com 18% das intenções de votos e estão tecnicamente empatados com Chico Alencar (Psol), que possui 17%. Na sequência, aparecem Miro Teixeira (Rede), com 11%; Pastor Everaldo (PSC), com 8%; Cyro Garcia e Arolde de Oliveira (PSD), com 6%; Mattos Nascimento (PRTB), com 5%; Eduardo Lopes (PRB), com 5%; José Bonifácio (PDT), com 4%; Marta Barçante (PCB) e Aspasia Camarco (PSDB), com 3%; e Fernando Fagundes (PCO) e Samantha Guedes (PSTU), com 2%.
Foram ouvidos 1.322 eleitores em 33 municípios entre os dias 20 e 21 de agosto. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no TSE e TRE com os protocolos BR04023/2018 e RJ-03549/2018, respectivamente. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS