Vinte e cinco presos na quinta fase da Operação Sicário
Jonatha Lilargem e Verônica Nascimento 23/08/2018 09:01 - Atualizado em 26/08/2018 12:40
Presos na Operação Sicário 5
Presos na Operação Sicário 5 / Divulgação
Vinte e cinco pessoas foram presas na quinta fase da Operação Sicário, na manhã desta quinta-feira (23), em diferentes áreas de Campos: Jóquei, Centro, Penha, Ururaí, Poço Gordo, Goitacazes, Ponta da Lama e Farol de São Thomé. A operação, desencadeada pela 134ª Delegacia de Polícia (Centro) em parceria com o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), visou o cumprimento de 19 mandados de prisão contra suspeitos de assassinatos e tentativas de homicídios. Catorze homens foram presos esta manhã e outros quatro mandados foram direcionados a suspeitos que já estavam na Casa de Custódia. Havia, ainda, mandado de prisão contra o suspeito de ter matado um casal e baleado uma criança de três anos dentro de um carro, na região do Imbé, no dia 29 de julho, que foi cumprido na noite dessa segunda-feira (20), quando ele se apresentou na 134ª DP. Na operação, outros seis homens foram presos em flagrante, por associação para o tráfico.
O delegado titular da 134ª DP, Geraldo Rangel, disse que metas de elucidação de homicídios e tentativas vêm sendo sistematicamente alcançadas. Somente nas cinco fases da Sicário (que significa matador), segundo ele, mais de 140 mandados de prisão foram cumpridos.
— Para se ter uma ideia, no segundo trimestre de 2018, dos 16 homicídios, 14 foram resolvidos. A operação serve para mostrar o resultado prático do trabalho da polícia de Campos, polícia compreendendo tanto a Civil quanto a Militar; é a resposta da polícia à população, o trabalho para elucidar o crime praticado e levar o responsável a julgamento. Historicamente, os índices de homicídio na área da 134ª DP sempre foram altos; mas, de dois anos para cá, esses índices vêm sendo reduzidos. Se a média era de 30 por trimestre e caiu para 12 ou 15, isso é devido à investigação, ao cumprimento de mandados, a operações como essa — comentou o delegado.
  • Operação foi apresentada em coletiva

    Operação foi apresentada em coletiva

  • Operação foi apresentada em coletiva

    Operação foi apresentada em coletiva

Entre os mandados que já haviam sido direcionados, o delegado citou a do suspeito de um crime de grande repercussão, na região do Imbé. O homem foi preso na noite de segunda-feira, após se apresentar na delegacia. “Foi um crime muito divulgado e de solução muito cobrada à polícia. O suspeito foi preso segunda-feira, mas, mesmo assim, foi cumprido o mandado de prisão. A investigação está praticamente concluída. Trata-se de um crime passional. O homem queria matar a ex-companheira, mas ela havia descido do carro uns 10 minutos antes do fato. Ele atirou e acabou matando a irmã da ex-companheira e o marido dela e acertando ainda a criança”.
— Também foi preso o suspeito de ter decapitado um homem no dia 7 de abril, em Ponta da Lama, na Baixada Campista, e os traficantes que atiraram contra policiais militares na Tira Gosto, no dia 24 de maio, ferindo um deles. Já os seis homens presos em flagrante são indivíduos rotineiramente envolvidos em conflitos do tráfico de drogas. São ligados à Tira Gosto, mas acabam saindo da comunidade para fortalecer células criminosas em outras regiões e participando de invasões, conflitos armados, em Guarus. Tínhamos, inclusive, a informação de que um desses elementos teria migrado para uma área de Guarus, para fortalecer o tráfico no local — complementou o delegado adjunto Pedro Emílio Braga.
A Sicário 5 levou às ruas 35 policiais civis e 40 policiais militares. “A redução dos homicídios ocorre devido ao trabalho em parceria, a natureza do patrulhamento ostensivo aliada à troca de informações, às ações conjuntas. Não vamos conseguir zerar os homicídios, mas trabalhamos para reduzi-los a níveis aceitáveis e, para tanto, além desse trabalho integrado das polícias, pedimos a colaboração da sociedade, ligando para nosso disque denúncia. A pessoa não precisa se identificar, basta ligar para o 2723-1177 e informar o que está acontecendo e o local”, solicitou o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano de Souza.
— Trabalhamos diariamente na repressão de crimes de homicídio e entendemos que o inquérito bem trabalhado, a representação para a prisão e, consequentemente, a deflagração da operação fazem com que os índices diminuam. A mensagem que a gente passa é que há investigação e o inquérito é bem trabalhado para levar o autor do crime à Justiça. E não vale a pena praticar o crime de homicídio na área da 134ª DP — concluiu Geraldo Rangel.
Polícia busca dois foragidos
Polícia busca dois foragidos / Verônica Nascimento
Foragidos — Na coletiva, a polícia ainda apresentou a imagem de um homem e uma mulher foragidos da Justiça. Os dois são moradores de rua suspeitos de serem os autores de dois homicídios e uma tentativa na área do Mercado Municipal, no Centro de Campos. Eles já foram identificados, mas, segundo Geraldo Rangel, são difíceis de ser localizados. A mulher teria saído de Campos.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS