Boletos vencidos serão aceitos nas agências
24/08/2018 19:13 - Atualizado em 29/08/2018 15:45
Atualmente, o serviço é prestado pelo Santander
Atualmente, o serviço é prestado pelo Santander / Folha da Manhã
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou mudanças no prazo para pagamento de boleto bancário vencido em qualquer banco. A medida faz parte do atual cronograma para a implantação da Nova Plataforma de Cobrança desenvolvida pela entidade e que permite o pagamento em qualquer instituição, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos.
Com a mudança, boletos bancários vencidos com valores entre 400 reais e 799,99 reais poderão ser pagos em toda a rede bancária a partir de 25 de agosto. O prazo inicial era dia 26 de maio. Até então, só era possível fazer o pagamento do boleto atrasado em uma agência da instituição emissora do documento.
A medida faz parte do calendário do novo sistema para cobrança de boletos que está sendo implantado pela Febraban desde julho do ano passado. A última etapa foi colocada em prática em setembro, com a liberação para o pagamento de boletos vencidos acima de R$ 2.000 em qualquer banco. O valor está diminuindo progressivamente, até ser aceito o pagamento atrasado de qualquer quantia.
O calendário original previa que a plataforma fosse totalmente implantada, com a possibilidade de pagamento de boletos de qualquer valor, até dezembro do ano passado, porém a Febraban decidiu estender o prazo
— Em função do volume elevado de documentos que trafegarão pelo novo sistema estamos antecipando tanto os valores quanto a data para que todos possam fazer os pagamentos — disse a assessoria da Fenabam. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS