Policiais do 8º BPM cedidos para reforçar segurança em Angra dos Reis
Virna Alencar 24/08/2018 18:56 - Atualizado em 26/08/2018 12:42
Policiais militares lotados no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Campos, foram deslocados desde esta sexta-feira (24) para Angra dos Reis, no litoral Sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de reforçar o policiamento no município diante dos últimos casos de violência e disputa entre facções criminosas na cidade. A medida acontece após a intervenção federal na segurança pública do estado finalmente chegar a Campos. A assessoria de imprensa da PM garantiu que a movimentação não acarretará déficit no policiamento das áreas de onde partem os apoios.
A corporação informou ainda que integrarão as ações, em sistema de escala de rodízio, equipes do 5°, 6° e 7° Comandos de Policiamento de Área (CPAs), no Sul Fluminense, Norte Fluminense e Região Serrana; do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). “O reforço do efetivo será variável, sendo distribuído de maneira estratégica e obedecendo às informações de inteligência colhidas sobre a região. O reforço no policiamento e as ações estratégicas em Angra dos Reis seguem por tempo indeterminado”, informou.
A iniciativa pertence ao conjunto de operações que foram desencadeadas desde a noite desta sexta no município. Em ação na comunidade do Belém, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram alvo de criminosos armados e houve confronto. Dois criminosos foram atingidos e socorridos para o Hospital Geral de Japuíba. Com eles foram apreendidos dois fuzis.
Já em uma segunda operação na mesma comunidade, integrada com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil, equipes do 33° BPM encontraram um fuzil AK-47, seis granadas, um artefato explosivo caseiro, quatro rádios-transmissores e 58 munições de calibre 40. Um criminoso foragido da Justiça também foi capturado. Foram apreendidos ainda três carros e três motocicletas.
Intervenção em Campos – A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro chegou a Campos no último dia 9 de agosto. A Operação Integração contou com dois blindados do Exército e um do Bope, modelo Urutu, além de 800 agentes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Bombeiros fizeram patrulhamento aquático pelo rio Paraíba do Sul enquanto, por terra, agentes percorreram os parques Eldorado I e II, Parque Santa Rosa, Parque Santa Clara e Parque Prazeres. A região é conhecida como “Faixa de Gaza”, onde moradores vivem reféns do tráfico de drogas.
Cerca de 15 mil pessoas que vivem em área comparada à Síria, pelos frequentes confrontos entre facções rivais, foram impactadas. Ao todo, 30 pessoas foram presas, entre flagrantes e cumprimento de mandados, e 100 casas de moradores que haviam sido expulsos por traficantes foram retomadas na megaoperação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS