Plano estratégico volta a ser discutido
24/08/2018 20:50 - Atualizado em 30/08/2018 15:53
Um grupo de representantes do Porto Central, que será instalado no município de Presidente Kennedy (ES), esteve reunido com integrantes do governo Francimara Barbosa Lemos, na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira e visou tratar do Plano Estratégico do empreendimento para o município.
Francimara recepcionou os visitantes, colocando SFI à disposição para tratar de uma colaboração mútua. “Sejam bem-vindos mais uma vez. Nossa equipe técnica está pronta para discutimos o que for melhor às duas partes, em especial para o nosso município”, ressaltou a prefeita.
Representando o Porto Central, o diretor José Salomão, a gestora ambiental Sueli Passoni Tonini e os consultores Orlando Caliman e José Teófilo Oliveira. Salomão destacou os principais benefícios que o Porto Central vai trazer para SFI. “Haverá uma grande expansão no setor econômico através de empresas que se instalarão no entorno do empreendimento e SFI está incluído neste contexto. Também teremos uma expansão populacional no município, além de um maior fluxo de hóspedes em pousadas e hotéis, o que certamente provocará o aumento de consumo e movimentará o comércio local e o setor de serviços, gerando mais renda”, revelou o diretor.
Salomão disse ainda que por intermédio de um planejamento estratégico com a participação do poder público e da comunidade, através de uma ampla discussão, será possível elaborar um projeto para atender as demandas regionais. “Vamos promover um treinamento de pessoal aqui no município, a partir das vagas que serão disponibilizadas no empreendimento. No contrato existe uma cláusula que obriga as empresas a dar preferência de contratação de mão de obra do entorno do Porto Central”, explicou.
Segundo o diretor, atualmente o projeto está licenciado e aguardando a assinatura de contratos com clientes para iniciar a obra, a partir da captação de recursos. “Há uma previsão para começarmos a construção no segundo semestre do ano que vem”, adiantou Salomão.
O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, reforçou ser uma preocupação da prefeita Francimara a absorção da mão de obra são franciscana. “Estamos preocupados com a qualificação dos moradores de SFI para que possam ser contratados neste novo empreendimento. É de fundamental importância tratarmos deste assunto agora para que não precisemos fazer eventuais correções no futuro”, argumentou.
Empreendimento – O Porto Central será um complexo industrial portuário multipropósito que está sendo desenvolvido em Presidente Kennedy. Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, e ocupará uma área de cerca de dois mil hectares.
O empreendimento está orçado em aproximadamente R$ 5 bilhões e durante as obras deve contratar 4,7 mil pessoas, previstas para serem concluídas em 10 anos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS