Prefeitura de SJB adia volta de ônibus
Victor de Azevedo 01/08/2018 11:02 - Atualizado em 02/08/2018 13:59
Transporte deve voltar em agosto
Transporte deve voltar em agosto / Divulgação
A Prefeitura de São João da Barra adiou o início da operação do transporte público municipal que estava previsto para esta quarta-feira (1), conforme anunciou anteriormente o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Victor Aquino. Segundo a prefeitura, o adiamento ocorreu “devido a quase totalidade da frota de 9 veículos (sete que irão operar e dois reservas) ser 0 km, o Detran exigiu 10 dias a partir da aquisição dos mesmos e entrada no processo de documentação para conceder o Renavan, acarretando mudança na data”. A nota diz ainda que o serviço terá início ainda em agosto após serem resolvidas as questões burocráticas junto ao Detran e definidos os últimos detalhes envolvendo valores das tarifas e linhas.
A expectativa era que o serviço começasse nesta quarta com um período de adaptação, a princípio de uma semana, no qual não seria cobrada tarifa. A empresa responsável pelo transporte é a Ouro Negro. A companhia é a mesma que atua no município realizando o transporte universitário. Apesar de indefinido, o preço da tarifa não deverá passar de R$ 2, segundo Victor Aquino.
A população está sem o serviço desde junho do ano passado, quando a empresa Sanjoanense CamposTur retirou as linhas e abandonou o contrato com a prefeitura. Na época, a passagem custava R$ 2,85. Desde então, as únicas opções são o transporte público intermunicipal e o transporte alternativo, que não atendem a todas as localidades.
Os ônibus da empresa já estão personalizados e a Ouro Negro está instalada no município, com garagem adaptada, profissionais contratados e com exames admissionais realizados. A companhia terá duas garagens no município: uma em Atafona, somente para guardar veículos, e outra em Cajueiro, onde funcionarão a oficina e a parte administrativa. Para segurança dos usuários, todos os ônibus terão duas câmeras. Em uma central, funcionários da Prefeitura e da empresa poderão ver o que acontece no interior dos veículos em tempo real. Todos os carros também contarão com plataformas de acessibilidade e a tarifa será gratuita para estudantes das redes municipal, estadual e federal, devidamente uniformizados, e para idosos.
Ainda de acordo com a nota da prefeitura, a empresa vencedora do processo de licitação tinha 90 dias (a contar a partir de 15 de junho de 2018) para iniciar o transporte coletivo municipal, de acordo com o edital de licitação e a redução do prazo foi uma solicitação da administração municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS