Transporte alimentador com licitação prevista
Victor de Azevedo 01/08/2018 21:26 - Atualizado em 03/08/2018 13:51
A licitação do projeto básico de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros deverá ocorrer em outubro, segundo o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Felipe Quintanilha. No início do mês passado, o plano foi apresentado na Câmara de Vereadores durante audiência pública em que os representantes do transporte alternativo compareceram em grande número, aprovaram a base do projeto, mas pediram mais tempo para debate.
O projeto base passa por adaptações após sugestões apresentadas na audiência pública. De acordo com Felipe Quintanilha, ainda este mês, o projeto estará à disposição no portal da prefeitura, através do endereço eletrônico www.campos.rj.gov.br. Reuniões setoriais e audiências serão realizadas em diferentes regiões do município para explicar o projeto à população.
— De acordo com o cronograma, a previsão é de que a licitação ocorra em outubro e que o novo sistema de transporte público do município comece a ser implantado entre novembro e dezembro deste ano — contou Felipe.
O novo modelo apresentado pelo IMTT planeja um sistema que concentra o transporte de média capacidade na área central e distribui o transporte de baixa capacidade pela área distrital. O objetivo é reestruturar e organizar o setor, que nos últimos anos se tornou ineficiente, gerando muitas reclamações dos usuários. Entre as ações, está à integração entre ônibus, micro-ônibus e vans, o monitoramento dos veículos via GPS e a possibilidade de o passageiro pagar apenas uma tarifa para mais de um deslocamento na mesma viagem.
Na reunião pública, representantes das cooperativas do transporte alternativo emitiram opiniões e expressaram dúvidas.
A estrutura e a segurança dos terminais previstos no projeto foram citadas como as principais preocupações. Por outro lado, a licitação significa segurança para os trabalhadores. Na ocasião, Quintanilha ressaltou que a ideia é ampliar a capacidade e dar um atendimento digno aos distritos do município e também rechaçou qualquer possibilidade de aumento no preço da passagem. “O projeto não visa aumento de tarifa. Isso é o maior fake news. O sistema foi todo concebido para funcionamento pleno, para melhorar a qualidade dos transportes, principalmente nos distritos do município. A ideia é ampliar a capacidade e dar um atendimento digno aos distritos do município”, disse. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS