Obra, vida e arte de Vinícius no Cineclube
Jhonattan Reis 31/07/2018 16:54 - Atualizado em 03/08/2018 14:21
A realização de um pocket show em homenagem a Vinícius de Moraes, por dois atores, é o início da reconstrução da carreira do cantor, compositor e poeta. Estamos falando do longa-metragem “Vinícius” (2005), dirigido por Miguel Faria Jr., que será exibido nesta quarta-feira (1º) à noite, no Cineclube Goitacá, com entrada gratuita. A obra será apresentada pelo pesquisador e professor Marcelo Sampaio. A sessão começa às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado no cruzamento das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos.
O documentário explora a vida, a obra, a família, os amigos e os amores de Vinícius de Moraes, além de relatar sobre as coisas que ele mais amava fazer. Marcelo Sampaio ressaltou que o filme faz jus ao que Vinícius foi na realidade.
— E importante no documentário é que ele conta com depoimentos maravilhosos, de gente que conhecia mesmo Vinícius. E a gente vê que ele, além de um poeta de excelente nível, viveu como um poeta. Tem gente que é poeta, mas não vive como tal. Já Vinícius viveu o que ele fazia. É um diferencial. Ele teve vários amores, casou nove vezes, teve mil parceiros musicais. O jeito de viver dele caracteriza a poesia — disse.
Sampaio explicou que escolheu o longa de Miguel Faria Jr. por três motivos:
— O primeiro deles é que eu sou apaixonado pela obra de Vinícius de Moraes. Em segundo lugar, ele é um dos pilares da Bossa Nova, gênero brasileiro que está comemorando 60 anos de existência. Já o terceiro motivo é que vou, a partir do dia 13 de agosto, ministrar um curso, no Oráculo (Espaço do Saber), chamado “Para se Ouvir Melhor Vinícius de Moraes”. Serão oito aulas, em oito segundas-feiras. Então, também é uma exibição para alertar as pessoas disso.
Para Sampaio, o ponto alto do filme foram os destaques em relação às parcerias musicais de Vinícius de Moraes.
— Só participação especial de altíssimo nível. Vinícius foi parceiro de Tom Jobim, Chico Buarque, Toquinho, Francis Hime, Carlos Lyra, Baden Powell e muitos outros. É muita gente do primeiro time da Música Popular Brasileira — comentou, acrescentando: — Nosso poeta, pela obra e toda a sua vida, merece não só um filme sobre ele, como, também, que a obra seja assistida e debatida quantas vezes for possível.
Do longa, o apresentador da noite destacou, ainda, as atuações de Ricardo Blat e Camila Morgado.
— Os dois foram convidados pelo Miguel (Farias Jr.) para recitarem poesias, e são interpretações sensacionais. Outra coisa incrível é que o texto final levou assinatura do escritor Rubem Braga — relatou.
Marcelo Sampaio fez apenas uma crítica ao filme:
— Todo mundo, no documentário, elogiou o jeito de ser de Vinícius de Moraes, falando que ele era uma figura interessantíssima como pessoa. No entanto, não havia muitas imagens de Vinícius falando. Eu senti falta de mais imagens dele, para mostrar melhor isso.
O roteiro, no geral, foi elogiado:
— Miguel Faria Jr. fez um ótimo trabalho. Ele conseguiu contar vida e obra de Vinícius de forma muito bem trabalhada. Até os casamentos foram mostrados em ordem cronológica. A história foi contada, mas sem ser chato do ponto de vista da narrativa. Sem ser monótono.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS