Hyundai se prepara para lançar seu novo mini SUV
- Atualizado em 01/08/2018 18:17
Divulgação
A saga dos SUV no mercado global ainda está longe de terminar. Depois do sucesso dos compactos, começam a aparecer executivos das fabricantes falando sobre a chegada dos mini SUVs. Um deles é o SUV da Hyundai abaixo do Creta, que pode ser feito sobre a mesma arquitetura do hatch compacto i20, pelo o que deu a entender o diretor geral da Hyundai da Índia, Y.k. Koo ao site indiano Live Mint.
Segundo o executivo, é possível que um SUV da Hyundai menor que o Creta apareça para fortalecer ainda mais a estratégia da Hyundai no terreno fértil dos utilitários esportivos. Ainda conforme Koo, a marca vende atualmente em torno de 10 mil unidades do Creta por mês no mercado global e mostra que a questão do preço tem se mostrado importante.
A traseira do modelo conceitual, que lembra a do Jeep Renegade, dá pista de como poderá ser o novo SUV da Hyundai.
O novo mini SUV da Hyundai poderá ser lançado entre o fim de 2019 e o início de 2020 com base no protótipo Carlino, que foi mostrado no Salão de Nova Deli (Índia) de 2016, como modelo conceitual, com menos de 4 metros. A chegada do novo modelo menor que o Creta deverá ter como objetivo aumentar ainda mais o volume de vendas da marca no mercado, assim como já começam a pensar outras fabricantes, entre as quais a Volkswagen, que pensa em fabricar um SUV abaixo do T-Cross, feito com a base do Up! e que deverá se chamar T-Track.
VW Taigun poderá ser um dos futuros rivais do novo SUV da Hyundai que a marca prepara para 2020.
Divulgação
O protótipo do menor SUV da Hyundai que será produzido em série deverá passar por mudanças, mas a base poderá ser o modelo conceitual que foi mostrado no Salão de Nova Deli, em 2016. Na época, o protótipo tinha detalhes como partida por botão, câmera de visão traseira e sistema multimídia com GPS, que já se tornaram comuns hoje em dia e poderão perfeitamente estar na versão definitiva.
Quando o Carlino foi mostrado não divulgaram nenhuma informação oficial sobre o conjunto mecânico, mas tudo indicava que o carro estava com um dos motores do pequeno i20, o 1.2, a gasolina, ou o 1.1 a diesel, de 75 cv. Nada também foi dito sobre o sistema de tração. Dependendo da aceitação, poderia ser 4x2 ou 4x4.
No caso do Volkswagen T-Track, existe até a possibilidade de o carro ser feito no Brasil, dependendo do aumento das vendas no país como um todo e de como vai ser a procura pelo T-Cross, derivado do Polo, cuja estreia está marcada para o início de 2019. Durante o anúncio da fabricação do T-Cross em São José dos Pinhais (PR) chegou a ser mencionado que haveria espaço para um mini SUV, feito sobre a mesma plataforma MQB-A0.
Além de Hyundai e Volkswagen, a FCA também planeja fabricar um utilitário esportivo menor que o compacto Renegade, com intenção de vender o carro em vários mercados, entre os quais o Brasil. Portanto, o novo SUV da Hyundai não estaria sozinho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS