Resfriador para fomentar a produção de leite no município
01/08/2018 16:52 - Atualizado em 03/08/2018 14:23
O prefeito Rafael Diniz recebeu nesta terça-feira (31), junto ao superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, produtores rurais de Santa Maria, que ganharam na última semana um tanque resfriador de leite, com capacidade para 2000 litros. O equipamento é oriundo do Programa Mais Leite e chega para beneficiar a produção de toda a região Norte do município.
Supcom
O resfriador começou a funcionar na segunda-feira (31), colaborando com a atividade de mais de 200 produtores ligados à Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac). Os trabalhadores vieram também buscar a renovação da Guia de Trânsito Animal (GTA), uma exigência do Ministério da Agricultura, emitida pela superintendência de Agricultura e Pecuária, junto à Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.
— É nosso dever ajudar a quem produz na nossa terra. O Agronegócio é atualmente a grande força econômica do país, e por isso entendemos nosso papel em colaborar com quem faz esse trabalho em nossa cidade. Mantemos sempre o diálogo, e nos esforçamos junto à superintendência de Agricultura e Pecuária para atuar ao lado dessas pessoas tão importantes para a economia local – destacou o prefeito Rafael Diniz.
Implantado em 2007, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o GTA é um documento oficial e federal, de emissão obrigatória para o transporte e a comercialização de animais em todo o país, sejam bovinos, suínos, ovinos, aves, entre outras espécies – com a exceção de cães e gatos. O GTA tem emissão competente a um médico veterinário e contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal. Em Campos, todo o processo é desenvolvido pela superintendência de Agricultura e Pecuária e concluído junto à Defesa Agropecuária Estadual.
—O container do Mais Leite passou por manutenção, para ser entregue pronto para funcionamento. Vamos acompanhar o serviço nesse local e levantar a necessidade do local e as possibilidades do município, para seguir somando com a produção deles — contou o superintendente Nildo Cardoso.
O presidente da Aprusmac, Leandro Galaxe, pontuou sobre como a produção e economia da região podem avançar com o novo resfriador disponibilizado.
— São 10 mil litros produzidos neste momento, que é de entressafra, chegando ao dobro no período de safra. Com esse novo equipamento nossa produção de leite terá um crescimento de 20% na capacidade de armazenamento. Com esse avanço, poderemos chegar a 240 associados. É uma parceria em distintos aspectos que temos recebido, e que não víamos antes, um incentivo para trabalharmos e seguirmos reivindicando por melhorias, já que vemos o retorno e a disposição do município — concluiu. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS