Precariedade em muretas da ciclovia
Virna Alencar 02/08/2018 19:59 - Atualizado em 03/08/2018 14:00
Milhares de pessoas trafegam pela Ciclovia Patesko, que corta vários bairros de Campos através da avenida 28 de Março, a de maior movimentação no município. No entanto, o que se percebe é a deterioração do guarda-corpo em diferentes trechos da ciclovia pondo em risco a vida de ciclistas e pedestres. São cerca de 6 quilômetros de extensão que compreende desde a entrada do bairro Jóquei Clube, na avenida Presidente Kenedy, até o Parque Tamandaré, na altura da antiga Estação Ferroviária.
Em frente ao antigo Campo do Americano, parte do anteparo caiu sobre uma placa de sinali.zação. Em frente ao Shopping Avenida 28, a estrutura se encontra caída sobre a ciclovia. O ciclista Alexander de Azevedo, de 28 anos, que costuma fazer o trajeto Centro-Penha, falou sobre a sua insatisfação.
— Estamos em uma das avenidas mais movimentadas da cidade e o que era para evitar a queda dos ciclistas na pista acaba sendo mais um ponto de obstáculo por causa da precariedade — pontuou.
O problema não é diferente no cruzamento entre a rua Doutor Beda e a avenida 28 de Março. Pelo local passava o entregador de água Carlos Roberto Fernandes, de 32 anos, que também está insatisfeito. “O risco é maior nos dias de chuva. A gente ter que carregar bagagem e guiar a bicicleta segurando sombrinha. Os carros passam em alta velocidade mesmo com a pista deslizando. Um ‘prato cheio’ para acidentes”, opinou.
Além do desgaste do tempo, constantes acidentes no trânsito acabam danificando o guarda-corpo. No último dia 5 de julho, uma caminhonete de luxo capotou, por volta das 22h, na altura do Turfe Clube. A caminhonete bateu na mureta de proteção, que ficou danificada. Dias depois (14), perto do Parque Alzira Vargas, outro acidente foi registrado. Um veículo Eco Sport colidiu na barra de proteção.
Em nota, a Prefeitura informou que “o projeto que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas foi desenvolvido sem um Plano de Mobilidade Urbana, que está em fase de estudo pela atual gestão, por isso, muitas delas parecem estar incompletas. Em relação à estrutura da ciclovia da Avenida 28 de Março, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que realiza levantamento em vários pontos da cidade, inclusive na ciclovia, para ações de reparo, posteriormente. Um levantamento também será feito nas demais ciclovias”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS