Vereadores debaterão Fundecam
02/08/2018 10:19 - Atualizado em 03/08/2018 14:07
Vereador Jorginho Virgílio
Vereador Jorginho Virgílio / Rodrigo Silveira
Na volta do recesso Legislativo, a expectativa era em torno de uma possível marcação da data da eleição da Câmara de Campos, o que ainda não aconteceu. Na primeira sessão, ocorrida na manhã dessa quarta-feira (1), foi aprovado requerimento do vereador Jorginho Virgilio (PRP) para a realização da audiência pública sobre o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam). De acordo com o parlamentar, mais de 50 empresas teriam uma dívida com o Fundecam de R$ 402 milhões. A proposta do vereador é apurar irregularidades cometidas em governos anteriores na disponibilização de empréstimos do Fundo, desde a sua criação, em 2001, passando pelos governos de Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber e Rosinha Garotinho. Os benefícios foram cedidos através dos royalties de petróleo.
Jorginho justificou o pedido para audiência pública, lembrando que o dinheiro público foi utilizado no Fundo e muitas empresas não pagaram os empréstimos.
— Já estamos providenciando os convites para reunir o máximo de autoridades e tentar reunir mais informações que possam embasar a possível abertura de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI). Vamos até o fim contra essa roubalheira que durante anos em governos passados deu um desfalque de mais de R$ 400 milhões nos cofres do nosso município — destacou.
Vice-presidente do Legislativo, o vereador José Carlos (DC) parabenizou Jorginho pela iniciativa e disse que o dinheiro foi “roubado” e que os responsáveis devem ser punidos. Já Silvinho Martins (PRP) destacou que o valor emprestado a empresas e não restituído é muito grande, “mesmo na época das vacas gordas. Tenho certeza que será um marco diferencial. Dinheiro é da população que precisa de mais educação, mais saúde, mais tudo”.
Outras — O vereador Zé Carlos apresentou requerimento para audiência pública que discutirá os rumos do Carnaval em Campos. E os vereadores Jorginho Virgílio e Josiane Morumbi (PRP) apresentaram juntos uma solicitação de audiência pública para falar sobre Genotipagem em Oftalmologia.
Presidente do Legislativo, Marcão Gomes (PR) explicou os próximos passos. “Iremos encaminhar estes processos, já aprovados, para as comissões parlamentares temáticas que têm afinidade com cada assunto. Para que possam dar um parecer e embasamento às discussões”.
Marcão também leu o Aviso Público nº 007. “Dia 9 de agosto, às 10h, haverá audiência pública com a finalidade de apresentar o Projeto de Concessão dos Serviços Públicos de Administração das atividades aeroportuárias, operação, manutenção, segurança da Aviação Civil, segurança operacional e exploração comercial no Aeroporto Bartolomeu Lisandro”. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS