Placar por reprovação de contas aumenta e rosáceos querem adiar sessão
Suzy Monteiro 17/07/2018 10:26 - Atualizado em 18/07/2018 18:53
Na iminência de derrota na Câmara de Vereadores, o grupo político ligado à ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri) traça estratégias para tentar protelar a decisão na sessão extraordinária marcada para esta quarta-feira (18), quando será votado o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é pela reprovação das contas do exercício de 2016 da ex-prefeita. Doze dos 22 parlamentares ouvidos pela Folha da Manhã já declararam que seguirão o parecer do Tribunal de Contas. Nessa segunda-feira (16), o Partido Republicano Progressista (PRP) em Campos realizou reunião convocada pelo presidente local, Vinicius Madureira, e pela estadual, Eliane Cunha. A executiva estadual irá definir como deverão votar os três vereadores do partido.
Seguindo o que já fez em processos judiciais, a ex-prefeita poderá contratar um advogado para fazer sua defesa na tribuna da Câmara de Vereadores. Contratado “de última hora”, ele pediria um prazo para examinar o processo — talvez dez dias. A informação é do blog rosáceo de Ralfe Reis. A Câmara não comentou o assunto.
Além disso, o PRP realizou uma reunião na noite dessa segunda. O partido tem três vereadores — Jorginho Virgílio, Silvinho Martins e Josiane Morumbi. Os dois primeiros são da base governista, enquanto Josiane é oposição. De acordo com o presidente do diretório municipal do PRP, o vereador afastado Vinicius Madureira, a determinação virá da executiva estadual.
— Observamos que no decorrer desse processo onde o TCE sugere a reprovação das contas do Executivo no ano de 2016, não foi dada a oportunidade da ampla defesa e contraditório à ex-prefeita, conforme disciplina o art. 5 do nosso estatuto, e o art. 5 da Constituição da República, assim, enviamos parecer para executiva estadual, que irá emitir uma resolução — explicou.
Enquanto isso, cresce o placar pela reprovação das contas. Também nessa segunda-feira, o vereador Neném (PTB) informou que irá seguir o parecer do TCE. “Infelizmente, porque a gente não gostaria de ver isso em nossa cidade. Mas não tem como. O parecer é técnico e tem fatos concretos”.
Neném se junta ao grupo que já definiu seu voto pela reprovação das contas: Marcão Gomes (PR), Fred Machado (PPS), José Carlos (PSDC), Francisco Carlos (Abu, PPS), Cláudio Andrade (PSDC), Genásio (PSC), Abdu Neme (PR), Marcos Bacellar (PDT), Pastor Vanderly (PRB), Paulo Arantes (PSDB) e Dr. Ivan Machado (PTB). Para a reprovação são necessários nove votos pelo parecer do TCE. Já são 12.
Ouvidos antes da reunião do PRP, Jorginho Virgílio e Silvinho Martins informaram que ainda estavam analisando o parecer, assim como Marcelo Perfil (PHS) e Igor Pereira (PSB). Álvaro Oliveira (SD) afirmou que já escreveu seu voto, mas disse que não iria adiantá-lo. Os demais também estão indefinidos.
A vereadora Joilza Rangel (PSD) está com problemas na coluna, de acordo com sua assessoria. A Folha não conseguiu contato com Álvaro César.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS