Campos escolhido o melhor município do Brasil em Regulação do SUS
30/07/2018 17:32 - Atualizado em 30/07/2018 22:30
Supcom
O projeto “Monitoramento da Contratualização e Pactuações Intermunicipais através da Regulação do Acesso” rendeu a Campos o prêmio de melhor município do país em regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi apresentado na última sexta-feira, 28, em Belém, no Pará durante a 15ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Responsável pela elaboração do trabalho, a subsecretária municipal de Saúde, Valéria Lopes, comemorou o prêmio e afirmou que a atual gestão entendeu a importância de implantar um sistema de monitoramento mais qualificado.
— Foi muito gratificante ter representado o município de Campos em um evento tão importante a nível nacional. Diante da dimensão e complexidade da rede própria e contratualizada a gestão compreendeu a necessidade de se implantar um sistema de monitoramento que desse visibilidade à quantidade e à qualidade dos serviços executados. O sistema de regulação é uma ferramenta importante na gestão de saúde pública, que garante não somente o cumprimento das leis de atenção ao usuário, mas também a qualidade dos serviços oferecidos à população. Sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos trabalhando no caminho certo — explicou.
Aplicado na Rede de Atenção em Saúde de Campos, o projeto foi considerado a melhor experiência temática do Conasems. Anteriormente, ele já figurava entre os dezesseis melhores do Estado do Rio de Janeiro. Um dos principais objetivos do trabalho é dar transparência ao acesso e utilização dos recursos financeiros intermunicipais pactuados com o município. O prefeito Rafael Diniz ressaltou a importância do prêmio para o município. “É uma grande conquista do exercício da nossa gestão, o reconhecimento de quem realmente entende dessa temática tão importante que é o Conasems. Nosso compromisso é garantir gestão em saúde. Sabemos que temos muito ainda para fazer, mas estamos trabalhando para isso. Não adianta ter dinheiro se não houver uma gestão eficiente para aplicar o recurso. A gestão eficiente garante a prestação de serviço de qualidade. Parabenizo à Secretaria de Saúde, a subsecretária Valéria Lopes e a todos os envolvidos neste projeto”, ressaltou. (A.N.) (V.A.)

O projeto “Monitoramento da Contratualização e Pactuações Intermunicipais através da Regulação do Acesso” rendeu a Campos o prêmio de melhor município do país em regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi apresentado na última sexta-feira, 28, em Belém, no Pará durante a 15ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde  (Conasems).

Responsável pela elaboração do trabalho, a subsecretária municipal de Saúde, Valéria Lopes, comemorou o prêmio e afirmou que a atual gestão entendeu a importância de implantar um sistema de monitoramento mais qualificado.

— Foi muito gratificante ter representado o município de Campos em um evento tão importante a nível nacional.  Diante da dimensão e complexidade da rede própria e contratualizada a gestão compreendeu a necessidade de se implantar um sistema de monitoramento que desse visibilidade à quantidade e à qualidade dos serviços executados. O sistema de regulação é uma ferramenta importante na gestão de saúde pública, que garante não somente o cumprimento das leis de atenção ao usuário, mas também a qualidade dos serviços oferecidos à população. Sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos trabalhando no caminho certo — explicou.

Aplicado na Rede de Atenção em Saúde de Campos, o projeto foi considerado a melhor experiência temática do Conasems. Anteriormente, ele já figurava entre os dezesseis melhores do Estado do Rio de Janeiro. Um dos principais objetivos do trabalho é dar transparência ao acesso e utilização dos recursos financeiros intermunicipais pactuados com o município. O prefeito Rafael Diniz ressaltou a importância do prêmio para o município. “É uma grande conquista do exercício da nossa gestão, o reconhecimento de quem realmente entende dessa temática tão importante que é o Conasems. Nosso compromisso é garantir gestão em saúde. Sabemos que temos muito ainda para fazer, mas estamos trabalhando para isso. Não adianta ter dinheiro se não houver uma gestão eficiente para aplicar o recurso. A gestão eficiente garante a prestação de serviço de qualidade. Parabenizo à Secretaria de Saúde, a subsecretária Valéria Lopes e a todos os envolvidos neste projeto”, ressaltou.

(A.N.) (V.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS