Quarto polo do Tomatec será implantado no Carvão
30/07/2018 16:50 - Atualizado em 31/07/2018 15:34
Nesta terça-feira (31), às 10h, será realizado o quarto e último plantio do ano, dentro do projeto Tomatec, em uma propriedade localizada na região do Carvão, na Baixada Campista. O novo polo do Tomatec estará em uma propriedade de 720m² e vai contar com mil pés do fruto do tipo italiano. O local fica sob o comando do produtor Luis Fernando Silva.
A propriedade possui uma característica particular, que é a maior em quantidade de ferro na composição da água. Por este motivo, o pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Frederico Veiga, apresentou um modelo alternativo de filtragem, para que pudesse ser implementado. Após análise da água e solo, que é uma ação inicial no projeto, foi implantado um sistema alternativo de tratamento da água e redução da presença da substância.
Supcom
No processo de filtragem, a água é bombeada do poço para um sistema elevatório denominado "chapéu chinês" e transmitida para uma caixa de mil litros, onde funciona um filtro contendo camadas de carvão areia e brita, que caracteriza o processo primário de filtragem. Após esse processo, a água passa para um sistema secundário com filtro de eliminação de impurezas e segue para o processo seguir, de fertirrigação por gotejamento, alimentando todas as linhas de produção do tomate.
O Tomatec é um projeto idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e visa a produção de tomates de forma sustentável, garantindo a preservação do solo, o uso racional da água e o ensacamento do fruto que garante a sua proteção e redução de resíduos tóxicos. O projeto em Campos tem parceria com a UFRRJ, Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), interlocução do Fórum de produtores rurais AgroNorte e apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca).
Supcom
Em Campos, o Tomatec foi lançado em novembro de 2017 e faz parte do programa “Caravana Campos para Além dos Royalties”, que visa reduzir a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo, através da valorização das vocações locais e geração de empregos e distribuição de renda dentro do próprio município.
— O programa faz parte de uma das estratégias de fomento à agricultura, que é a nossa principal vocação econômica, gerando renda no campo e aumentando a produção de alimentos no município. Com este plantio, encerramos a etapa de 2018 e a partir de 2019 teremos a ampliação do programa para outras regiões em razão dos resultados positivos alcançados, tanto na produção quanto na procura por parte de agricultores — pontua Marcel Cardoso, vice-presidente da Codemca. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS