Macaé recebe festival de grafite
27/07/2018 19:15 - Atualizado em 30/07/2018 18:25
Divulgação
Até domingo (29), um colorido especial será retratado no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), com a oitava edição do Kolirius Internacional de Graffiti. A programação, iniciada nessa sexta-feira (27), reúne grandes nomes do cenário regional, nacional e internacional. O projeto faz do calendário turístico oficial de Macaé e será finalizado no dia em que se comemoram os 205 anos do município. O Kolirius é o momento de difundir, ainda mais, a arte, com a presença de grafiteiros de destaque de várias partes do mundo.
Cerca de 40 grafiteiros serão responsáveis pela pintura coletiva na escola. Esse ano, em especial, além dos muros externos, o trabalho acontecerá na quadra poliesportiva e em 20 salas de aula. A ação atribui ao grafite o papel artístico, pedagógico, crítico e engajado a questões que relacionam a vida na escola como pressupostos da vida como um todo. O Colégio Maria Isabel Damasceno Simão conta com cerca de 800 alunos.
Os artistas foram recepcionados, nesta sexta-feira (27), pela comunidade escolar e equipe gestora. Na oportunidade, eles conheceram as dependências do espaço e estudaram as possibilidades artísticas que podem ser evidenciadas diante do tema “Escola da vida”.
Considerado o maior evento de arte de rua em toda a região e visto como um movimento de união entre artistas nacionais e internacionais, o projeto tem o objetivo de promover o intercâmbio entre várias vertentes de artistas de diversos países.
Divulgação
Neste sábado (28), a programação será as 8h. A partir das 17h, alunos vão realizar apresentações de hip hop e dança do passinho que, segundo o diretor do colégio, Roberto Valcácio, visa destacar as potencialidades dos que se dedicam às manifestações artísticas ligadas à dança de rua. Também integram o projeto oficina de grafite, ministrada pelo artista Marlom Muk, organizador do Kolirius, além de discotecagem e apresentações culturais.
“A ideia é que os alunos sintam-se motivados a participar e a conhecer os encantos e as técnicas do grafite, que representam cor, vida e conhecimento, já que é um importante meio de comunicação e conta a história como uma galeria de arte a céu aberto”, ressalta Muk.
Divulgação
O Kolirius é realizado em Macaé desde 2011 e, a cada evento, deixa a sua marca em um muro cheio de história e vida, sempre com apoio da Prefeitura e outros parceiros. Para chegar à arte feita nas ruas, os grafiteiros estudam técnicas, letras estilizadas, personagens animados e a história do lugar onde estão e, dessa forma, surpreendem as pessoas com muita cor e informação nos desenhos.
Em 2013, os artistas do Kolirius contaram a história de Macaé em comemoração aos 200 anos do município, mostrando que estão sempre antenados com a realidade de cada lugar onde atuam. Outras obras do evento estão em vários cantos da cidade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS