Comdim é implantado em SFI
27/07/2018 16:39 - Atualizado em 30/07/2018 18:20
Ascom - SFI
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) foi implantado em São Francisco de Itabapoana (SFI) durante solenidade na tarde de quarta-feira (25), na Câmara dos Vereadores. A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que sancionou a Lei 605/2018 criando o Comdim em SFI, deu posse aos membros titulares e suplentes.
“A gente sabe que em cidades do interior existe muito preconceito contra a mulher e eu sou uma prova disso por ser a primeira prefeita eleita de SFI, mas ando com a cabeça erguida e tenho orgulho de representar todas as mulheres do município. Nós temos que fazer valer os nossos direitos e o Conselho foi criado justamente para isso: garantir os direitos das mulheres“, ressaltou a prefeita Francimara, citando os nomes de duas moradoras do município como exemplo de guerreiras: Lidia Maria Dias Teixeira, presidente da Associação Rural das Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha, e Elzana da Silva Pereira, presidente da Cooperativa da Taboa de Gargaú (Cooptaboa).
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), a mesa foi composta apenas por mulheres: além da prefeita Francimara, a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), a oncologista clínica Elizabeth Uhl; a subsecretária de Controle Interno de SFI, Rita Alexim; a vereadora de Campos dos Goytacazes Josiane Morumbi, a presidente do Comdim/Campos, Vanessa Henriques; a presidente do Comdim/Macaé, Adriana Ribeiro; e a vice-presidente do Comdim/Macaé e coordenadora geral de Políticas para Mulheres, Jane Roriz.
Ascom - SFI
A coordenadora do Nuprapac revelou que se sentia honrada por participar de um momento histórico para o município. “Desejo boa sorte para o Conselho. Hoje, nós precisamos cada vez mais mostrar força com técnica, conhecimento e informação. Necessitamos lutar pelos nossos direitos, mas sempre de uma forma organizada, estimulando políticas públicas, a fim de que a mulher tenha condição de combater todos os tipos de preconceitos”, destacou Elizabeth.
Após os representantes do Comdim serem empossados pela prefeita Francimara, os presentes puderam degustar doces e salgadinhos produzidos pela Padaria Escola de Valão Seco. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS