Irmãos da Solidariedade completa 30 anos nesta quarta-feira
Victor de Azevedo 17/07/2018 17:04 - Atualizado em 18/07/2018 14:08
Irmãos da Solidariedade
Irmãos da Solidariedade / Folha da Manhã
A Associação Irmãos da Solidariedade completa nesta quarta-feira 30 anos de trabalho dedicado ao acolhimento, prevenção e tratamento aos portadores do vírus HIV/Aids, em Campos. E em meio às dificuldades, a casa de apoio ganhou mais um motivo pra comemorar esta data. Por meio do Fundo Municipal da Saúde, a Prefeitura de Campos renovou o convênio de incentivo financeiro no valor de R$ 189 mil, dividido em seis parcelas iguais. O decreto foi publicado no Diário Oficial. Atualmente, além do repasse municipal, a instituição também se mantém com recurso federal, renovado em fevereiro deste ano.
A renovação do convênio foi comemorada pela presidente da associação, Fátima Castro.
— Atualmente, a associação vive basicamente com dois recursos, esse da Prefeitura e outro do estado. Por isso é de tamanha importância a renovação desse convênio para nós. É a certeza da continuidade de um trabalho feito com amor, carinho e respeito — disse.
Para comemorar os 30 anos será oferecido nesta quarta um café da manhã, a partir das 9h, na sede da associação. Atualmente, a casa abriga 42 pacientes fixos e atende mais de cem pessoas que vão ao local em busca de um atendimento digno.
A Associação Irmãos da Solidariedade é a única casa de apoio do Estado do Rio de Janeiro. No município de Itaperuna tem uma entidade que acolhe, mas não com a estrutura de Campos. No país são poucas as casas como a entidade campista em que os pacientes residem, tem atendimento ambulatorial com médicos e enfermeiros 24 horas, além de dentistas, assistentes sociais, psicólogo e psiquiatra, fisioterapeuta, departamento jurídico, entre outros. São quartos feminino e masculino, sala de estar, sala de reunião, sala de oração, salão de cabeleireiro, oficinas e outros.
“Algumas pessoas perguntam o porquê eu não amplio a Casa. E eu sempre digo que aqui não é depósito de gente, por isso permanecemos com capacidade para 40 pacientes. Se for para deixar as pessoas aqui de qualquer maneira, eu prefiro fechar as portas”, finaliza Fátima Castro.
A Associação Irmãos da Solidariedade está localizada na rua Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca, em Guarus. O espaço fica aberto 24 horas. Quem quiser fazer doação para ajudar a instituição pode ligar para os telefones: (22) 2733-9610 ou 2735-4113.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS