SJB pede ao Estado cessão de salas de aula em escola de Atafona
16/11/2017 10:14 - Atualizado em 17/11/2017 16:08
Carla Machado solicitou salas
Carla Machado solicitou salas / Divulgação
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), esteve nessa terça-feira (14) em reunião com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. Em pauta, a situação dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental de Atafona, 2º distrito do município. Carla solicitou a cessão de seis salas de aula do colégio estadual da localidade para que possam ser iniciadas, sob responsabilidade do município, as turmas do 6º e 7º ano. O assunto chegou a ser debatido na Câmara de SJB, uma vez que pais de alunos encaminharam um abaixo-assinado sobra a necessidade de abertura dessas turmas.
Os estudantes de Atafona do segundo segmento do ensino fundamental eram atendidos pelo Colégio Estadual Dr. Newton Alves. Contudo, desde o ano passado, a unidade começou a excluir, gradativamente, as turmas do 6º ao 9º ano — que passaram a ser de responsabilidade do município. Por outro lado, as duas escolas municipais de Atafona (Dionélia Gonçalves do Santos e Amália Soares de Almeida) ainda não oferecem turmas do segundo segmento regular, apenas para Educação de Jovens e Adultos.
— Nos encontramos com o secretário de Educação Wagner Victer, para solicitar a cessão de seis salas de aula no Newton Alves para atender a esses alunos em Atafona. Também foi solicitada a implantação de uma Escola Estadual Profissionalizante em nosso município — informou a prefeita em seu perfil no Facebook, após o encontro no Rio, no qual também participou a secretária de Educação e Cultura Lúcia Siqueira.
Ainda não houve confirmação sobre a cessão das salas, o que deve ocorrer nos próximos dias, para que haja tempo hábil para planejamento do Município. Vale lembrar que chegou a ser ventilada a possibilidade de ampliação do prédio de uma das escolas municipais, para atender a esses alunos.
Na Câmara, após o encaminhamento do abaixo-assinado, a questão foi apresentada por meio de requerimento do vereador Aluizio Siqueira (PP), presidente da Casa, na sessão do dia 24. “Os alunos estão tendo que se deslocar para a Escola Domingos Fernandes da Costa e, apesar de a Prefeitura fornecer o transporte, isso acaba causando desconforto e despesa para as famílias”, disse, à época, o vereador. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS