Parceria qualifica pescadores em SJB
14/11/2017 21:56 - Atualizado em 17/11/2017 16:08
A Prefeitura de São João da Barra vem traçando parcerias para a qualificação do cidadão no município. Na última segunda-feira (13), em uma ação conjunta da Superintendência de Trabalho e Renda e a Ferroport, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ficará responsável por ministrar as aulas foi iniciado o curso de Motor a Diesel, atendendo a cerca de 20 pessoas que já trabalham, fazem ou tenham concluído algum curso na área, além de pescadores.
“Estamos atendendo a comunidade, priorizando quem trabalha na área pesqueira com barcos a motor, pois é uma demanda da região para esse tipo de capacitação”, explicou o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza.
O Instrutor automotivo Antonio Vitor Nogueira explicou que o curso aborda, entre outros assuntos, os princípios do motor a diesel, desmontagem, testes, análises, montagem, manutenção, como selecionar, organizar e preparar o local de trabalho, atendendo à regulamentação da documentação técnica, com segurança, saúde, produtividade, qualidade e consciência ambiental.
“O curso capacita o aluno para atuar nesse mercado. Ele vai sair daqui preparado para exercer essa atividade, seja auxiliando um profissional da área ou se qualificando ainda mais”, pontuou o instrutor.
Foram distribuídos material didático, uniforme e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para todos os alunos, que terão aulas práticas e teóricas. “É importante o município oferecer esse tipo de oportunidade, priorizando quem trabalha na área da pesca e capacitando a mão de obra local”, salientou o aluno Adriano Ribeiro Pessanha.
Participaram da aula inaugural o técnico em Educação do Senai, Joel Marcelino, a coordenadora da Superintendência de Trabalho e Renda Florita Moço, e a assistente social da Superintendência de Trabalho e Renda, Elizabeth Sãns. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS