Pescadores vítimas de naufrágio na Bacia de Campos recebem alta
03/11/2017 15:28 - Atualizado em 06/11/2017 13:57
PNA-1 na Bacia de Campos
PNA-1 na Bacia de Campos / Divulgação
Já receberam alta os quatro pescadores de Barra de Itabapoana, distrito de São Francisco de Itabapoana, vítimas de um naufrágio ocorrido na noite dessa quarta-feira (1). Eles foram resgatados após a embarcação em que estavam se chocar com uma plataforma PNA-1, no Campo de Namorado, na Bacia de Campos. Um quinto tripulante foi regatado por um barco de apoio e levado de volta a SFI. 
Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindpetro-NF), o incidente, que aconteceu por volta das 20h, foi ocasionado por uma falha mecânica. O barco Aratu VI pertence ao empresário Carlinhos Aratu, pai do vereador Raliston Souza. Em entrevista ao site VNotícia, o vereador disse que o acidente aconteceu quando as vítimas pescavam próximo à plataforma. Ainda segundo Raliston, o barco deu perda total.
— Eles pescavam curricando, ou seja, com o barco em movimento, pois o tipo de pescaria que eles faziam no momento necessitava da isca em movimento. De repente deu entrada de ar no motor e a embarcação ficou a deriva. Os tripulantes não conseguiram a tempo acionar o motor e as ondas jogaram o Aratu VI contra um das bases da plataforma — explicou Raliston.
Ainda de acordo com o vereador, três tripulantes utilizaram um bote salva-vidas e abandonaram o barco, enquanto outros dois pescadores conseguiram pular e se agarrar às ferragens da plataforma. Esses dois pescadores, além de outros dois que estavam no bote salva-vidas foram resgatados por petroleiros. O terceiro tripulante do bote salva-vidas voltou para Barra do Itabapoana de carona em outro pesqueiro.
— Já mandamos um carro com parentes para acompanhar os tripulantes em Macaé e estamos dando assistência aos familiares. Prejuízo material se repõe, o mais importante é que as vidas dos pescadores foram preservadas — disse Raliston.
Em nota, a Petrobras informou que os pescadores tiveram apenas escoriações leves e receberam atendimento e acompanhamento médico na plataforma. A nota diz ainda que a plataforma não sofreu qualquer tipo de dano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS