Uenf promove bazar para ajudar servidores
Bárbara Cabral e Matheus Berriel 15/11/2017 16:15 - Atualizado em 16/11/2017 13:39
Bazar da Uenf
Bazar da Uenf / Paulo Pinheiro
Diante das dificuldades enfrentadas pelos servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que já somam uma greve de 105 dias, o Centro de Convenções da instituição sediou, mais uma vez, nesta quarta-feira (15), o Bazar-Sintuperj-Uenf. O bazar - que teve início às 8h, com o objetivo de arrecadar fundos para os servidores - acontece para integrar a feira de adoção de cães e gatos, promovida por alunos da clínica veterinária da universidade.
O evento desta quarta teve 15 expositores e produtos variados,como roupas de crochê para animais, enxoval para bebês, artigos de artesanato, roupas de brechós, bolsas e produtos alimentícios.
Bazar da Uenf
Bazar da Uenf / Paulo Pinheiro
— O bazar é aberto para todos da Uenf. A gente fez, através de uma parceria entre o sindicato e o Sebrae, algumas capacitações para formalizar marcas, para orientar como se comportar, como fazer preços. A gente tenta abrir espaço para todos os servidores que queiram participar e, para aqueles com dificuldade, a gente fez essa capacitação, porque, na verdade, somos servidores públicos, e não artesãos ou empreendedores — disse a técnica de nível superior e membro do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), Ana Paula Ribeiro Costa.
Ela relatou, ainda, que o bazar é uma tentativa de manter a universidade aberta à população e movimentar a renda dos servidores, que estão sem receber o 13º de 2016 e com salários atrasados há três meses.
— Com as dívidas aumentando, o jeito que os funcionários encontram é de sair de seus postos de trabalho para ter algo que possa manter a renda, porque estamos sem qualquer perspectiva de pagamento. Então é uma forma de manter a atividade dentro da universidade, de trazer a população para dentro da Uenf, e de elevar a autoestima dos servidores, porque estamos apresentando coisas que nós fazemos, mostrando que temos valor.
O casal Adriana Paes e Paulo Moreira, ela professora estadual e ele técnico de nível superior da Uenf, estava responsável por uma das mesas, que expunha peças de trabalhos manuais. Ana Paula elogiou a iniciativa:
— São dois servidores do estado na mesma casa. Não sou da mesma secretaria que ele, mas a situação também é difícil. Tivemos essa iniciativa de fazer o bazar coletivo dos servidores e estamos gostando muito porque, eu, por exemplo, já fazia o tralho manual em casa e é uma oportunidade de você descobrir novos talentos. Você acaba buscando no problema uma alternativa que você jamais havia pensado antes. Estamos aqui num dia de feriado, o que para muitos poderia ser algo chato, mas para gente é um prazer. Quando a pessoa vem e elogia nosso trabalho, esse retorno é muito gratificante — contou.
Feira de animais
Na feira de adoção de cães e gatos, cerca de 20 animais foram colocados à disposição, conforme explicou o estudante Deivison Moreira, que estava colaborando com a organização. "A ideia foi de uma professora, que convidou alguns protetores que tinham alguns animais em casa para trazer. Os animais que estivessem vermifugados, sem parasita, pulga ou carrapato e, se possível, com a primeira dose da vacina. Os interessados são selecionados e preenchem um termo de adoção responsável, para posteriormente a gente fazer uma visita, ver como os animais estão", disse Deivison.
O jovem Yuri Alexandre foi um dos participantes, adotando um cão vira-lata. "A feira é muito importante. Eu já tive animais de estimação. Hoje, resolvi adotar um cão. Preenchi uma ficha, foi tudo muito rápido, organizado, e estou levando o cão para cuidar. Muito bacana a iniciativa", comentou.
  • Adoção de animais na Uenf

    Adoção de animais na Uenf

  • Adoção de animais na Uenf

    Adoção de animais na Uenf

  • Adoção de animais na Uenf

    Adoção de animais na Uenf

  • Adoção de animais na Uenf

    Adoção de animais na Uenf

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS