Pré-matrículas abertas em 148 escolas públicas estaduais nas regiões Norte e Noroeste
14/11/2017 16:01 - Atualizado em 16/11/2017 13:19
A secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está com pré-matrículas abertas para o ano letivo de 2018 em 148 escolas públicas localizadas em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou diretamente pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de ensino de sua preferência.
Em todo o estado, mais de 1.200 escolas públicas estaduais estão com oportunidades disponíveis. Na região Norte, 91 unidades de ensino estão com vagas abertas, sendo 49 em Campos; 11 em Macaé; oito em São Francisco de Itabapoana; sete em São João da Barra; seis em São Fidélis; seis em Conceição de Macabu; duas em Cardoso Moreira; uma em Carapebus e uma em Quissamã.
Já na Região Noroeste, 57 unidades de ensino estão com pré-matrículas abertas. Desse número, 15 escolas estão localizadas em Itaperuna; oito em Bom Jesus do Itabapoana; sete em Santo Antônio de Pádua; cinco em Itaocara; quatro em Miracema; quatro em Natividade; quatro em Porciúncula; três em Cambuci; duas em Aperibé; duas em Italva; uma em Laje do Muriaé; uma em São José de Ubá e uma em Varre-Sai.
Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como realizar o cadastro; unidades escolares com vagas disponíveis em cada município; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino — municipal ou privada, por exemplo — tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.
No momento da inscrição, o interessado poderá escolher colégios de ensino médio regular ou unidades que funcionam em tempo integral e ofertam ensino médio integrado à educação profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; ensino médio intercultural, que promove a proficiência de uma língua estrangeira; ensino médio inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; ensino médio profissionalizante em empreendedorismo, além de unidades que ofertam curso normal (formação de professores) e educação de jovens e adultos (EJA).
— É fundamental que os alunos e seus responsáveis analisem e pesquisem com atenção as escolas disponíveis, pois essa escolha será muito importante — informa o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.
Na 1ª fase de pré-matrículas para o ano letivo de 2017, foram feitas mais de 240 mil inscrições. O número foi superior ao de 2016, quando 220.498 candidatos optaram por ingressar em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.
A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil. Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.
Renovação de matrícula
O aluno da secretaria de Estado de Educação deve ficar atento ao período de renovação de matrículas. O prazo termina no próximo dia 22. O responsável — ou o próprio estudante, maior de 18 anos — deve dirigir-se à unidade de ensino onde estuda para garantir a vaga no ano letivo de 2018.
Pré-matrículas
Período de pré-matrículas online: até 4 de dezembro
Resultado da alocação: 22 de dezembro
Confirmação da pré-matrícula: de 3 a 8 de janeiro de 2018 (na unidade em que o aluno foi selecionado)
Renovação de matrícula
Período de renovação: até 22 de novembro
A renovação deve ser feita diretamente na escola onde o aluno estuda.
Fonte: Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS