Estado ampliará número de escolas de ensino médio profissionalizante em tempo integral nas regiões Norte e Noroeste
07/11/2017 20:11 - Atualizado em 08/11/2017 14:48
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da secretaria de Estado de Educação (Seeduc), ampliará o número de escolas em tempo integral. A partir de 2018, mais 45 unidades — sendo 17 Cieps —, instaladas em 33 municípios, passarão a ofertar esse modelo, saltando das 188 atuais para 233. Nas regiões Norte e Noroeste, sete escolas ofertarão esse novo modelo de ensino. Além da carga horária aumentada em português, matemática e inglês, os alunos terão ensino profissionalizante em empreendedorismo.
Parte da iniciativa será por meio do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, em uma parceria com o ministério da Educação (MEC). Na região Norte, em Campos, o Colégio Estadual Benta Pereira passará a funcionar em horário integral. Em Macaé, a iniciativa será implementada no Ciep 393 — prefeito Carlos Emir Mussi. No município de Cardoso Moreira, o Colégio Estadual Baltazar Carneiro terá carga hora aumentada. Em São Fidélis, o Colégio Estadual de São Fidélis ofertará ensino médio em tempo integral.
Na região Noroeste, na cidade de Miracema, o Colégio Estadual Deodato Linhares terá ensino profissionalizante em empreendedorismo. Em Itaperuna, o Colégio Estadual Dez de Maio adotará esse novo modelo. Já em Porciúncula, o Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão funcionará em horário integral a partir de 2018.
O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, esclarece que essas escolas apresentarão um modelo de educação alinhado à proposta do novo ensino médio e, também, na formação profissional dos estudantes.
— Os alunos que estudam em unidades em tempo integral profissionalizantes em empreendedorismo ficam mais tempo na escola intensificando seus estudos e realizando diversas atividades pedagógicas, o que melhora seu desempenho. Além disso, os estudantes formados em empreendedorismo poderão ter diversas oportunidades no mercado de trabalho e, inclusive, montar seus próprios negócios, ajudar suas famílias, entre outras possibilidades — ressalta Victer.
No final de 2016, 37 escolas públicas estaduais aderiram ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e passaram a ofertar, neste ano, ensino profissionalizante em empreendedorismo em horário integral. Deste número, cinco estão localizadas nas regiões Norte e Noroeste.
Ainda de acordo com o Victer, o Estado do Rio está fazendo sua parte e investindo maciçamente no formato de horário integral profissionalizante. “Só na atual gestão, já implantamos 82 escolas estaduais em unidades de tempo integral. Com isso, já alcançamos a marca de 21% de nossa rede de ensino médio com formato de tempo integral”, destacou o secretário.
Matrículas — As pré-matrículas para as novas escolas estão abertas. As inscrições devem ser feitas por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou diretamente pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro.
Confira as novas escolas em tempo integral nas regiões Norte e Noroeste
Região Norte
Colégio Estadual Benta Pereira – Campos dos Goytacazes, bairro Jardim Carioca
Ciep 393 – Prefeito Carlos Emir Mussi – Macaé, bairro Aroeira
Colégio Estadual Baltazar Carneiro – Cardoso Moreira, bairro Centro
Colégio Estadual de São Fidélis – São Fidélis, bairro Centro
Região Noroeste
Colégio Estadual Deodato Linhares – Miracema, bairro Centro
Colégio Estadual Dez de Maio – Itaperuna, bairro Centro
Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão – Porciúncula, bairro Boa Vista
Fonte: Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS