Enel realiza inspeção com helicóptero na rede elétrica de Campos e região
06/11/2017 15:50 - Atualizado em 07/11/2017 14:04
Durante os próximos dias, um helicóptero equipado com aparelhos eletrônicos de alta tecnologia sobrevoará Campos região, a serviço da Enel Distribuição Rio, para inspecionar trechos da rede elétrica. O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados das regiões urbanas, onde os carros da companhia não conseguem acessar facilmente, para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores. Por meio da inspeção, a companhia poderá direcionar melhor o trabalho das equipes e, assim, melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Apenas em Campos e região, serão mil quilômetros inspecionados, que se somarão aos 566 já percorridos em 2016, em um projeto-piloto no Norte Fluminense. A Enel está investindo R$ 3,5 milhões nesse projeto.
A aeronave é equipada com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, por um aparelho de tecnologia Lidar (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes. Por meio da tecnologia Lidar, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.
Em Campos, o helicóptero sobrevoará até o dia 10 de novembro localidades como Parque Prazeres, Parque São Jorge, Calabouço, Parque Santa Clara, Usina São João e Parque Vicente Dias. A fiscalização também será realizada em localidades de Itaperuna, Italva, Natividade e São João da Barra.
Até o final do ano, além de Campos e região, a companhia inspecionará a rede elétrica de cidades como Cantagalo, Angra dos Reis, Resende, Magé, Niterói e São Gonçalo, totalizando nove mil quilômetros de linhas de distribuição e transmissão.
Inspeção em áreas urbanas
Nas áreas urbanas, veículos equipados com a mesma tecnologia realizam a inspeção por terra, na rede de distribuição de energia. No ano passado, os carros percorreram cerca de 320 quilômetros em cidades da Região Metropolitana do estado, como Niterói e São Gonçalo. Em 2017, as equipes percorrerão mais 2.100 quilômetros.
Fonte: Enel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS