Audiência pública em Itaperuna debate a crise hídrica na região
07/11/2017 16:11 - Atualizado em 08/11/2017 15:02
Seca do rio Muriaé, em Itaperuna
Seca do rio Muriaé, em Itaperuna / Reprodução
A chuva que tem caído na região não foi suficiente para amenizar os efeitos da estiagem em vários municípios do Norte e Noroeste Fluminense que já decretaram situação de emergência, condição que foi reconhecida pela secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do ministério da Integração Nacional. Os prejuízos à economia da região já chegam a R$ 70 milhões. Para debater o assunto e procurar saídas para a crise hídrica, uma audiência pública será realizada na próxima sexta-feira (10), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Itaperuna, com a presença do deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol).
A seca que castiga a região é a mais forte desde o ano de 2010, segundo dados do IBGE. Além das perdas na economia dessas regiões, que gira em torno da produção rural, o abastecimento de água na maioria das cidades foi afetado, prejudicando a vida de milhares de pessoas.
O objetivo da audiência é reunir autoridades municipais, estaduais e instituições que possam unir forças para encontrar caminhos para amenizar a situação. “Essa seca traz grandes prejuízos para essas regiões, mas isso vai além, porque ela afeta todo o estado e, principalmente, o desenvolvimento humano. Precisamos nos juntar e somar todas as forças possíveis pelo Norte e Noroeste Fluminense. São milhares de pessoas sofrendo pela falta de chuva e nós queremos, enquanto estado, viabilizar caminhos para que isso seja minimizado”, ressaltou o deputado.
Foram convidados para participar da reunião representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Emater, Cedae, secretarias estaduais do Meio Ambiente, de Agricultura, de Governo e da Casa Civil, além do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), além de secretarias dos municípios que fazem parte destas regiões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS