Campos tem projeto piloto para implantar "Mais Peixe"
01/11/2017 20:43 - Atualizado em 03/11/2017 18:35
Ação de despesca para biometria em tanques de duas propriedades no módulo III do Assentamento Zumbi dos Palmares, no distrito de Travessão, mostra potencial de Campos para pesca. Projeto piloto para analisar a viabilidade de implantação do “Mais Peixe” completa seis meses.
A superintendência municipal de Pesca e Aquicultura considerou extremamente positivo, o resultado da avaliação do potencial para desenvolvimento da piscicultura como alternativa de renda para pequenos produtores rurais.
— A falta de chuvas dos últimos meses, que vem prejudicando o cultivo agrícola e a pecuária, provocou o rebaixamento dos lençóis freáticos e, consequentemente, dos níveis de água nos tanques escavados no assentamento. Mesmo assim, a despesca das tilápias no projeto pioneiro na propriedade do agricultor Rogério de Souza foi muito positivo. A qualidade e o peso, em média com 500 gramas, nos surpreenderam positivamente — afirmou o superintendente adjunto José Armando Barreto.
Segundo José Armando, a despesca para biometria é um manejo no qual parte dos peixes cultivados é amostrada e informações de interesse, como peso e estado de saúde dos animais são verificados. O projeto piloto tem recebido apoio e acompanhamento técnico da superintendência desde o início, com os produtores ficando responsáveis pela ração.
O manejo mostrou que os peixes estão com boa saúde e que as condições gerais para o projeto são ideais, principalmente a qualidade da água na região. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS